Municípios

Canto do Buriti vai receber pontos de internet livre

Uma equipe técnica da ATI visitou e mapeou diversos locais públicos no município aptos a receber a tecnologia.

Segunda - 17/04/2017 às 12:04



Foto: Ascom Praça Maninho Barreto em Canto do Buriti
Praça Maninho Barreto em Canto do Buriti

Após encaminhamento do governador Wellington Dias, uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) viajou até o município de Canto do Buriti, localizado a 336 quilômetros de Teresina, onde visitou espaços públicos e realizou estudo de viabilidade para implantar a rede de internet livre do Governo do Estado na cidade.

No município, os espaços visitados foram a Praça Maninho Barreto, mais conhecida como Praça do Y, devido a um monumento que existe no meio do local com o formato dessa letra; Praça Santo Expedito, Mercado Municipal, Terminal Rodoviário e a Praça de Sant’Ana, onde há uma quadra esportiva bastante frequentada por jovens no período da tarde e noite.

Na Praça Santo Expedito, Jean Alexandre, de 16 anos, contou que não há na cidade nenhum local onde a população possa acessar internet livre. “Ainda não tem não, mas ia ser bom para os estudantes como meio de comunicação, de pesquisa, ia ser bom”, disse o jovem.

Quando precisa navegar pela web o estudante confessa que, ou vai para a casa de algum amigo ou põe crédito no celular. “Ultimamente estou usando [a internet] mais para estudos ou comunicação mesmo com os amigos, para conversar mais”, revelou Jean.

Já o comerciante Marcos de Araújo, que trabalha no mercado municipal de Canto do Buriti, falou como a instalação da rede de internet do governo pode contribuir para o dia a dia dos munícipes. “Iria ajudar de diversas formas, seja para fazer algum trabalho escolar e até mesmo para se comunicar. Nas redes sociais, hoje em dia, as pessoas se comunicam muito”, comentou Marcos, que aproveitou para indicar a Praça da Igreja Matriz como o melhor local para a equipe da ATI instalar um ponto de internet.

Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia, Avelyno Medeiros, a necessidade de internet que a população do interior do Piauí possui é igual à da capital. “Isso fica evidente quando observamos o monitoramento dos atuais municípios que já possuem esse serviço e notamos que cidades como Piripiri, Guaribas e um assentamento em Curralinhos usam a rede de internet do governo tanto quanto em pontos como a Potycabana ou a Praça da Bandeira em Teresina”, fala Medeiros.

A equipe da ATI, formada ainda pelo diretor técnico David Amaral e o assessor técnico Almeida Júnior, mapeou os endereços e georreferenciou os possíveis pontos públicos que podem receber a rede de dados de comunicação do Estado em Canto do Buriti.

A internet livre é um dos serviços ofertados por meio do projeto Piauí Conectado, que vai dotar os municípios com infraestrutura de fibra ótica facilitando também a aplicação da telemedicina, da telessegurança com câmeras de monitoramento, universalização do ensino a distância, entre outros benefícios que vão otimizar o tempo do piauiense, modernizar a máquina pública, garantir acesso e inclusão digital.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: