Política

Candidatos discutem os principais problemas de Teresina

O candidato Quem Quem comentou que o governo não faz nada para resolver a falta de empregos

Terça - 23/08/2016 às 16:08



Foto: Samuel Brandão Candidata Luciane Santos
Candidata Luciane Santos

No segundo e terceiro blocos do debate da TV Cidade Verde, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros. Luciane Santos foi questionada sobre como iria estimular o desenvolvimento econômico, ela disse que é necessário mudar a lógica e falar em desenvolvimento econômico e falar em qualidade de vida.

“A prefeitura vem destinando a maioria do orçamento para a iniciativa privada na cidade, que é terceirizadora, na limpeza pública, por exemplo. Isso vem alimentando grandes empresários e financiadores da campanha do PSDB. Esquece da populacão que pode produzir a riqueza do município da periferia. A Prefeitura abre uma empresa de telemarketing e entra doando o terreno e Estado com isenção de impostos para dar lucro para empresas de fora. Precisamos construir planos de escolas, creches, hospitais com empresas municipalizadas”, defendeu. “Essas empresas de call Center, são uma senzala criada para o cidadão, e muitas vezes ele vai trabalhar indicado através de candidatos para conseguir votos para ele. Vamos manter os call centers e vamos dar infraestrutura”. 

Sobre a quantidade de órgãos em Teresina, considerada pouca pelos candidatos, o prefeito Firmino Filho afirmou que ela corresponde às necessidades. “Após a Constituição de 1988 várias funções foram municipalizadas e também houve crescimento na área da educação e pouco a pouco várias outras funções foram surgindo e cabe ao poder público dar respostas às várias demandas que aparecem, como a questões relacionadas à mulher e a segurança. A máquina está contando com recursos para responder quanto à valorização de professores, tivemos vários reajustes, que correpondem a 47% de aumento nos últimos anos, sendo 15% acima do piso nacional de saúde. Convocamos mais de 3 mil servidores. Nosso desejo é fortalecer a máquina para estarmos fortalecidos para os desafios relacionados à saúde e educação e para levar obras pequenas e não fazer feijão com arroz na administração". 

O candidato Dr. Pessoa respondeu sobre qual seria seus planos em relação ao transporte público. Ele disse que o sistema de integração não é bom, não houve consulta à população e sente falta de obras como viadutos, vias paralelas, Transporte Leve sobre Trilhos. "Nas promessas do atual prefeito estava tudo isso, mas ate agora nada foi feito. Temos que fazer um compromisso, plano de governo que é cuidar das pessoas em todos os viés como educação, saúde, transporte e mobilidade", disse Dr.Pessoa.  

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: