Candidato diz que já sabia que o Setut seria o ganhador do licitação d

Daniel Solon Setut transportes sabia


 O candidato ao governo do Estado, Daniel Solon (PSTU), criticou nas redes sociais o resultado da licitação do transporte público de Teresina. "As mesmas empresas do SETUT que atuam hoje precária e desrespeitosamente na cidade continuarão com o direito de lucrar de forma absurda, sob o sufoco diário da população. É um verdadeiro pesadelo, só que pior. Ele não dura apenas uma noite. O contrato de concessão das linhas é de 15 anos", afirmou Daniel Solon.

Ele defendeu o fim dos contratos com o Setut e a estatização do transporte, que deve ser tratado como um direito, e não como objeto de lucro para os grandes empresários. Daniel Solon defendeu ainda mudanças no transporte intermunicipal e a expansão do pré-metrô, sob responsabilidade da estatal Companhia Metropolitana de Transporte Público, além de garantia de passe-livre para estudantes, desempregados e para os que recebem até um salário-mínimo.

Confira o comentário de Daniel Solon postado no Facebook:

DEU SETUT NA LICITAÇÃO. "EU JÁ SABIA!" //

O resultado da "tão esperada licitação das empresas de ônibus" feita pela prefeitura de Teresina mostra que o serviço de transporte público rodoviário continuará sendo um dos piores e um dos mais caros do país.

É que as mesmas empresas do SETUT que atuam hoje precária e desrespeitosamente na cidade continuarão com o direito de lucrar de forma absurda, sob o sufoco diário da população. É um verdadeiro pesadelo, só que pior. Ele não dura apenas uma noite. O contrato de concessão das linhas é de 15 anos.

Qualquer que fosse o resultado (mesmo que nenhuma empresa ligada ao SETUT tivesse ganho), a licitação continuaria a mesma lógica de tratar o direito ao transporte como uma mercadoria muito lucrativa para os empresários. Ou temos a ilusão de que as outras empresas que ficaram de fora atuariam de fato atendendo ao interesse público, sem a intenção de ganhar rios de dinheiro com passagens caras, com frota sucateada, e da mesma forma que o SETUT atua?

Não queremos mais 15 anos de massacre do SETUT. Essa licitação não nos interessa.

Para que o povo saia do sufoco do caos do transporte público, é necessária uma mudança radical. E não se trata de uma questão apenas de Teresina ou do Piauí.

É um assunto nacional.

O programa de governo de nosso candidato a presidente pelo PSTU, Zé Maria, traz a bandeira de aplicação de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no transporte público, o que garantiria a estatização de todo o serviço, garantindo ainda, de imediato, passe-livre para estudantes e desempregados, rumo à "tarifa zero".

A garantia da melhoria do transporte público vai depender de nossa luta, e passa pelo fim dos contratos com o SETUT, e pela constituição de uma empresa pública de transporte. A mesma coisa defendemos para o transporte intermunicipal. Além disso, é imprescindível a expansão do (pré)metrô para todas as regiões de Teresina.

Fonte: cabecadecuia

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: