Câncer de próstata mata um brasileiro a cada 40 minutos

Urologista Giuliano Aita encerrou o Novembro Azul na Fundação Piauí Previdência


Urologista Giuliano Aita palestrou na Fundação Piauí Previdência sobre câncer de próstata

Urologista Giuliano Aita palestrou na Fundação Piauí Previdência sobre câncer de próstata Foto: Paulo Pincel

Uma palestra com o urologista Giuliano Aita encerrou na manhã desta sexta-feira (30), as atividades da campanha Novembro Azul, na Fundação Piauí Previdência, sobre a prevenção do câncer de próstata, uma doença que mata um homem a cada 40 minutos no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão diagnosticados 68 mil novos casos de câncer de próstata, com 14 mil mortes em 2018.

Promovida pelo Serviço Social da PiauíPrev, o debate foi precedido de ginástica laboral, para lembrar aos servidores presentes da necessidade da prática desportiva como forma de também prevenir problemas de saúde decorrentes do sedentarismo, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes.  

Giuliano Aita abordou várias questões, como a predisposição ao câncer de próstata para quem tem histórico da doença na família; a necessidade dos exames de PSA (Antígeno Específico para Prostáta), que sozinho não detecta a presença do câncer (entre 10% e 20% dos casos de câncer não são detectados apenas com o PSA) e o preconceito contra o exame do toque retal entre os homens, uma das principais causas do medo da consulta com o urologista.

A palestra foi encerrada com o depoimento emocionante de uma servidora, cujo pai, hoje com 68 anos, teve que fazer a cirurgia há três anos para a remoção da próstata, depois que descobriu a doença em estágio avançado, justamente por recusar a consulta com um especialista. O medo do toque foi a principal causa da não descoberta da doença no início.

O palestrante

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1999), Giuliano Aita fez residência médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Mestrado em Uro-oncologia pela Fundação Antônio Prudente - AC Camargo Cancer Center. Atua em Urologia Geral e nas áreas de Medicina Sexual, Urooncologia, Endourologia e Laparoscopia Urológica. Atualmente é coordenador do Departamento de Saúde Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia.

Palestra sobre o câncer de próstata
Palestra sobre o câncer de próstata                                Foto: PAULO PINCEL/PH

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: