Camurumpim entra na lista de animais em extinção

Piauí extinção ameaçado camurupim


Camurupim: peixe ameaçado de extinção

Camurupim: peixe ameaçado de extinção Foto: Instituto Tartarugas do Delta

 O Instituto Tartarugas do Delta através do projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem investido no estudo de dinâmica de populações e estratégias de conservação do peixe Camurupim capturado na região da APA Delta do Parnaíba em parcerias com universidades da região (UFPI e UESPI). Recentemente a espécie foi inserida na lista dos animais ameaçados de extinção.

O Camurupim (Megalops Atlanticus) é uma das espécies de interesse comercial/econômico na região da APA Delta do Parnaíba. A espécie é capturada principalmente com linha/anzol utilizando embarcações de pequeno porte com propulsão a remo, vela o motor, caracterizada como pesca extrativista.

O camurupim é um peixe com uma coloração entre o azul profundo a preta na parte dorsal e prata brilhante na parte ventral. Apresenta corpo alongado. Alto e comprido lateralmente. São encontrados em estuários, baías, lagoas, rios e áreas de mangues. Normalmente adultos desta espécie são vistos solitários nas águas costeiras nadando próximo da superfície. Na época do acasalamento, migram e formam grandes cardumes em alto-mar. No Brasil, são mais comuns no Norte e Nordeste.

Fonte: tartarugas do delta

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: