Geral

Campus da Uespi em Parnaíba marca encerramento da campanha Trote Solid

A última etapa do Trote Solidário, campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea organiza

Terça - 19/04/2016 às 17:04



A última etapa do Trote Solidário, campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea organizada pela Uespi, em parceria com o Hemopi, foi realizada na cidade de Parnaíba, nos dias 14 e 15 de abril. Antes disso, a campanha passou pelos campi Clóvis Moura, Torquato Neto, campus de Picos e Floriano.

A campanha tem o objetivo não só de arrecadar as doações, mas também de conscientizar a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral, sobre a importância do ato. Por esse motivo, em alguns dos campi foram realizadas também palestras com técnicos do Hemopi e professores da Uespi, que acrescentavam informações importantes aos alunos para que também pudessem servir como multiplicadores.

O pró-reitor da Prex Uespi, Raimundo Dutra, ressaltou o clima de solidariedade presente nos campi por onde a campanha passou: “Foi uma quinzena de campanha, de doação, em que presenciamos, em todos os campi contemplados, uma harmonia, um clima de sensibilidade e solidariedade para que isso acontecesse”, relatou Dutra. Segundo ele, a comunidade foi muito mobilizada em Parnaíba e, para isto, ajudaram também a direção do campus e o curso de Enfermagem, que mobilizaram tanto a comunidade acadêmica como pessoas da sociedade em geral.

“Formaram-se filas e mais filas no hemocentro e demonstrou-se que nossa comunidade acadêmica precisa de mais ações desse tipo, para que possa despertar para a solidariedade, para esse ato de cidadania. As pessoas se sentem partícipes desse processo à medida que a Uespi convida e temos interesse de repetirmos em outros momentos e em outros semestres”, completou o pró-reitor.

Outra participação importante no processo foi da coordenadora regional do Hemopi, Rafaela de Souza Oliveira. De acordo com ela, “esta é uma ação que acrescenta não só aos alunos da área da saúde, mas a todos da comunidade acadêmica, docentes e discentes”.

Rafaela ainda acrescenta a importância do ato se repetir de forma espontânea: “O hemocentro sempre estará disponível, e não só para os calouros. Esta foi uma iniciativa muito bela, prestando serviço de alta relevância com algo insubstituível como o sangue, e temos que trabalhar para inserir no calendário, para que aconteça mais vezes, e para que os alunos não participem apenas dessa ação, mas se fidelizem e se tornem doadores voluntários”, finalizou a coordenadora.

Fonte: Jônatas Freitas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: