Campanha promove atualização de caderneta de vacinação das crianças


Criança sendo vacinada

Criança sendo vacinada Foto: Reprodução

Para garantir a proteção contra diversas doenças, o cartão de vacina deve estar atualizado, por isso, crianças com até cinco anos de idade, além das crianças e adolescentes entre nove e 15 anos de idade, são convidadas a participar da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A ação começa no dia 19 de setembro e segue até o dia 30, sendo o dia 24 o dia D de mobilização nacional.

Todas as salas de vacina da capital vão oferecer à população-alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal. Para as crianças com até cinco anos de idade, por exemplo, estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), vacinas VIP e VOPb (que protegem contra a poliomielite), rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela - atenuada), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela vacinação na capital, chama atenção para os pais de meninos e meninas do público-alvo para tomar as doses que estiverem pendentes em seus cartões. “É importante manter as doses de vacina administradas em intervalos oportunos e com número suficientes para que não ocorra prejuízo no objetivo do programa de vacinação”, diz a diretora de Vigilância em Saúde Amariles Borba. “Uma vez que a proteção coletiva passa a não ser alcançada, as doenças que foram eliminadas ou erradicadas podem recrudescer ou mesmo haver deslocamento na ocorrência da doença, passando o seu acometimento do período da infância para o período da adolescência ou adulto jovem”, enfatiza.

Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, as recomendações dos esquemas vacinais são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis. Neste sentido, para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose, os intervalos ideais entre as doses, as faixas etárias alvo da vacinação e ainda são levados em conta às questões logísticas e operacionais para a realização da vacinação nos programas nacionais de imunizações de cada país.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: