Municípios

Campanha entrega arrecadações para vitimas das enchentes em José de Freitas

Entrega foi feita à Secretaria de Ação Social e Cidadania do município.

Terça - 24/04/2018 às 17:04



Foto: Lázaro Lemos Equipe da Defensoria Pública no momento da entrega dos donativos em José de Freitas
Equipe da Defensoria Pública no momento da entrega dos donativos em José de Freitas

Mantimentos, roupas e calçados arrecadados na primeira semana da Campanha Defensoria Solidária foram entregues nessa segunda-feira (23), em José de Freitas, um dos municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que ocorreram recentemente no Piauí.

A entrega foi feita pelas assistentes sociais da Defensoria Pública, Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva, à secretária de Ação Social e Cidadania do município, Maria do Rosário de Fátima  Gomes das Neves Pinto, que agradeceu a iniciativa da instituição.

“As doações chegaram em um bom momento, tivemos muitos alagamentos e várias áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército. São quase cem pessoas alojadas no Caic, uma grande escola que temos, e outras colocamos em casa de parentes e amigos. Ainda temos as pessoas na área da barragem, que não saíram mas ficaram em situação difícil. Então, são quase 400 pessoas nessa situação. Hoje alguns já estão em casa, mas continuamos a dar assistência, então, tudo o que recebemos será bem-vindo”, disse a secretária.

A equipe da Defensoria Pública constatou na secretaria a presença de inúmeras vitimas das enchentes. Segundo a secretária, diariamente o fato se registra com as famílias buscando, especialmente, por alimentos.

O desabrigado José Ribeiro Lopes, que atualmente encontra-se desempregado, foi um dos contemplados com as doações da DPE-PI. “Quero agradecer ao que estão fazendo por minha família, porque a minha casa foi uma das atingidas pela barragem e caiu, estou morando de aluguel graças à prefeitura e quero só agradecer mesmo que estão fazendo por nós”, afirmou Lopes.

Os dados da entrega constam em relatório elaborado pelas assistentes sociais do Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria, no qual relatam ainda a situação em que se encontram as famílias vitimadas pelas enchentes em José de Freitas. O documento foi repassado à gestão da instituição.

“É gratificante saber que, de alguma forma, estamos contribuindo para minimizar o sofrimento de tantas famílias. Sabemos que é pouco, mas acreditamos que, com a colaboração de todos, conseguiremos arrecadar mais donativos que beneficiarão outras pessoas nas mesmas condições. Além de proporcionar acesso à Justiça a todos os vulneráveis que nos procuram, a Defensoria Pública também está sempre vigilante para as questões sociais e procura dar a sua parcela de contribuição”, afirma o defensor público geral em exercício, Erisvaldo Marques dos Reis.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: