Política

Campanha eleitoral no rádio e na TV termina nesta quinta-feira

Candidatos puderam expor propostas na no horário eleitoral e intervalos, porém, com diferenças no tempo disponível

Quarta - 28/09/2016 às 09:09



Foto: Montagem/Paulo Pincel Piauihoje.com - Eleições 2016
Piauihoje.com - Eleições 2016

Com a campanha quase chegando ao fim, a propaganda eleitoral, inclusive inserções, com as propostas dos candidatos no rádio e na televisão se encerra às 23h59 desta quinta-feira (29).

O horário eleitoral gratuito e as inserções nos intervalos da programação para os candidatos a vereador e prefeito, iniciaram no último dia 26 de agosto de 2016. Esse ano, com campanha reduzida devido à reforma política implementada pela lei 13.165, aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015, o horário eleitoral reduziu de 20 minutos para 10 minutos e reduziu a participação dos partidos sem representação no Congresso Nacional.

Polêmica

Dentre as reclamações que alguns partidos fazem da mudança que a ‘reforma política’ trouxe às eleições municipais de 2016, está a do tempo de campanha eleitoral. Partidos como PCO, PSTU, PSOL e PTN tiveram a participação resumida a alguns segundos, enquanto as coligações de chapas majoritárias, contaram com uma proporção muito maior.

Os candidatos que tiveram maior tempo nesta campanha foram: Firmino Filho, da coligação “Com o povo, rumo à vitória” (PSDB, PMDB, PSDC, PRB, PSB, PP, PMB, PV, PSL, SD, PRP, PRTB, PC do B, PT do B, PPS, DEM, PEN, PDT, PSC, REDE e PPL), com 5 minutos e 6 segundos; Amadeu Campos, da coligação “Hora do novo. Tempo de mudar” (PTB, PT, PTC, PMN e PROS), com 2 minutos e 30 segundos; e Dr. Pessoa, da coligação “Mudar pensando em pessoas” (PSD, PR, PHS), com 1 minuto e 44 segundos.

Quem teve menor tempo na televisão e no rádio foram: Éverton Diego, do PSOL, com 14 segundos; Quem Quem, do PTN, com 13 segundos; Luciane Santos do PSTU e Lourdes Melo do PCO, com 8 segundos cada.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: