Saúde

Campanha de vacinação contra raiva em Teresina é adiada

Há uma previsão para que a vacinação ocorra no dia 3 de dezembro

Sexta - 18/11/2016 às 12:11



Foto: Divulgação Vacinação em animais
Vacinação em animais

A etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Teresina, que estava programada para acontecer neste sábado, 19 de novembro, foi adiada. O adiamento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), se deve ao fato da empresa responsável pelo fornecimento dos insumos (seringas e agulhas) não ter entregue em tempo hábil, o que inviabiliza a vacinação.

De acordo com Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital, há uma previsão para que a vacinação ocorra no dia 3 de dezembro. “Aqui em Teresina já estamos com as doses das vacinas disponíveis e organizadas, no entanto, necessitamos dos insumos que são disponibilizados pela SESAPI para a execução da campanha. Já temos a previsão que ocorra no dia 3 de dezembro, mas estamos esperando a confirmação da SESAPI quanto à entrega dos insumos pela empresa”, explica a gerente.

Oriana informa ainda que todos os postos de vacinação, bem como os vacinadores e anotadores já estão definidos para a realização da vacinação. A meta em Teresina é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva, que é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos e a única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, que podem ser transmissores da doença.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. Além da etapa urbana, a vacinação acontece também na zona rural da cidade, onde

as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vão de propriedade em propriedade imunizando os animais. “Tão logo a gente receba a confirmação da SESAPI quanto ao recebimento dos insumos informaremos a população sobre a nova data de vacinação contra a raiva tanto na zona urbana, quanto rural”, destaca Oriana Bezerra.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: