Cidade

Campanha de Vacinação Antirrábica deve imunizar 140 mil cães e gatos em Teresina

Segunda - 17/10/2016 às 15:10



Foto: Reprodução/Google Vacinação de cães e gatos contra a raiva
Vacinação de cães e gatos contra a raiva

No dia 19 de novembro, das 8h às 17h, acontece em Teresina a etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A meta é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva.

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, uma vez contaminado com o vírus da doença, o animal pode contaminar o ser humano.

“Pedimos que todos levem seus cães e gatos de estimação ao posto mais próximo, e chamem seus amigos e familiares. Desta forma, poderemos manter a doença longe de nossa cidade. Lembramos que a vacina é gratuita e qualquer animal sadio acima dos dois meses de idade pode receber sua dose”, explica a veterinária Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. 

A etapa da vacinação correspondente à zona rural acontecerá dia 26 de novembro e 3 de dezembro. “Diferente do que ocorre na zona urbana, não são montados postos fixos de vacinação na zona rural. As equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informa Oriana Bezerra. Ela lembra ainda que a lista dos postos de vacinação que funcionarão no dia 19 de novembro na etapa urbana de imunização será divulgada mais próximo à data do evento.

Oriana orienta a população para que dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável, e também para evitar a formação de filas ao fim do dia e eventual estresse entre os bichinhos.

Os animais devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, recomenda a gerente.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: