Saúde

Campanha de Hanseníase pretende examinar 85 mil estudantes

Realizada há 4 anos, esta edição da campanha terá início dia 10 em Teresina

Segunda - 07/11/2016 às 17:11



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dará início à Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses ás 7h do dia 10 de novembro, na Unidade Escolar Firmina Sobreira, zona Norte. A campanha já é realizada há quatro anos e tem ações voltadas para escolares de 5 a 14 anos. A previsão para 2016 é examinar 85 mil estudantes, com o objetivo de diminuir a carga de geo helmintos (também conhecidos como verminoses) em escolas de Ensino Fundamental, por meio da administração do medicamento albendazol 400mg, bem como identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho.

A FMS diagnosticou 375 casos de hanseníase em teresinenses no ano de 2015, sendo que desse total, 26 foram em menores de 15 anos. “A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A doença pode atingir homens, mulheres, adultos e crianças e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato próximo e prolongado”, informa Kélsen Eulálio Alencar, médico coordenador de Hanseníase da FMS.

A Campanha de Hanseníase e Verminoses segue até dezembro em 392 escolas públicas de Ensino Fundamental de Teresina. Pessoas com hanseníase param de transmitir a doença imediatamente depois que iniciam o tratamento, que é gratuito e realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Os principais sintomas que indicam hanseníase são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas; manchas dormentes (com diminuição da sensibilidade); dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.

Profissionais de saúde estarão nas escolas para fazerem a busca ativa de casos de hanseníase por meio do chamado método do espelho, que usa um formulário no qual os pais devem informar sobre eventuais sinais e sintomas sugestivos no corpo de seus filhos. Nos formulários, que inclui o desenho do corpo humano, os responsáveis vão marcar onde as crianças possuem qualquer tipo de machas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.

Além da busca ativa de possíveis casos de hanseníase as equipes de saúde farão também a campanha de verminoses, que pretende reduzir a carga das verminoses, que causam anemia, dor abdominal e diarreia, com o uso de vermífugo preventivo. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.

De acordo com o médico Kelsen Eulálio o escolar receberá a dose do medicamento Albendazol 400mg, para o tratamento de verminoses. "A dose é única, não tóxica, de baixo custo e já foi utilizada em milhões de indivíduos em diversos países e relatado na literatura científica. Seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade”, explica.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: