Municípios

Caminhão Digital da Sasc qualifica 515 pessoas nas cidades de Canavieira e Ribeiro Gonçalves

Somente neste ano, foram capacitadas 3.390 pessoas em dez municípios piauienses com o curso de Informática Básica

Terça - 07/11/2017 às 16:11



Foto: Thalita Maderia/Ascom Sasc Secretário Zé Santana entregando o certificado a um dos alunos do Caminhão Digital
Secretário Zé Santana entregando o certificado a um dos alunos do Caminhão Digital

No último fim de semana, 515 pessoas, entre jovens, adultos e idosos das cidades de Canavieira e Ribeiro Gonçalves, que ficam no Sul do estado, receberam o certificado de conclusão do curso de Informática Básica do projeto Caminhão Digital da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

O projeto tem levado para as cidades do interior a unidade móvel com o curso de Informática, proporcionando o acesso e o domínio de tecnologias, a fim de que a população, de Norte a Sul do estado, da zona urbana e rural, possam receber qualificação básica para ingressar no mercado de trabalho.

“Hoje precisamos da tecnologia para tudo, e no futuro não será diferente. Sem dúvida, esse curso da Sasc nos ajudará no mercado de trabalho e somar em nossos currículos”, afirmou a jovem Ana Lia Raquel, de Ribeiro Gonçalves, distante cerca de 600km de Teresina, que viu no projeto da Sasc uma oportunidade para se qualificar. “E cada um que fez o curso é privilegiado e muito agradecido”, destacou.

Somente neste ano, com o projeto da Sasc, foram capacitadas 3.390 pessoas em dez municípios piauienses. Por meio do Caminhão Digital, os alunos e alunas selecionados nas cidades participam de 45 dias de aula, oportunidade em que aprendem conteúdo básico de informática, como introdução ao processamento de dados (IPD), windows, explorer, paint, word, excel, internet, criação de email. A unidade móvel também é adaptada para atender pessoas com deficiência física.

“Em prol do crescimento, do engrandecimento da formação de tantas pessoas, é uma satisfação termos a oportunidade de levar para diversas cidades do nosso Piauí esse curso de inclusão digital, curso esse que, muitas pessoas das cidades do interior têm dificuldades para fazer”, declarou o secretário Zé Santana. “No mundo globalizado em que vivemos hoje, é indispensável o conhecimento de informática para que se possa competir em pé de igualdade no mercado de trabalho. Além disso, tão importante quanto é o aprendizado que cada um conseguiu adquirir durante todos os dias de aula e que levarão para a vida”, concluiu Zé Santana.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: