Caminhão Digital da Sasc qualifica 280 pessoas em Batalha

Neste ano já foram capacitadas 3.594 pessoas em 14 municípios no curso de Informática Básica.


Secretário Zé Santana entrega certificado a uma das alunas do curso

Secretário Zé Santana entrega certificado a uma das alunas do curso Foto: Ascom Sasc

“Eu tenho duas graduações, uma pós-graduação, mas ainda não tinha formalmente um curso de informática. Só tenho a agradecer a essa oportunidade proporcionada. Sempre há tempo para aprender”. Assim declarou o professor Ricardo Medeiros que foi uma das 280 pessoas do município de Batalha que fez o curso de Informática Básica do Projeto Caminhão Digital da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso, que foi realizada no último fim de semana no munício que fica a 165km de Teresina, contou com a presença do secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; do vice-prefeito de Batalha, Zé Luis; da secretária de Assistência Social de Batalha, Pauline Neves; dos vereadores Gordinho e Neném; e do ex-delegado do município, Cajura.

“Ações como essa nos alegra por poder contribuir, de algum modo, com a realização pessoal das pessoas, ao engrandecimento das oportunidades que as pessoas passam a ter em um mercado de trabalho concorrido, tão difícil que se encontra cada vez mais”, afirmou o secretário Zé Santana.

Na oportunidade, o gestor da Sasc também destacou a possibilidade de ampliação do curso que, somente neste ano, já capacitou 3.594 pessoas em 14 municípios piauienses. “A maioria das pessoas do interior do nosso estado não tem a oportunidade de ter uma formação na área de informática, mesmo num curso particular e, quando tem, a maioria, infelizmente, não pode pagar. Nos alegra podermos, de uma vez só, contemplarmos 280 pessoas. Não é um número pequeno, porém, pretendemos ampliar a quantidade de vagas, porque sabemos da importância que é essa qualificação”, destacou o secretário da Sasc.

O projeto Caminhão Digital tem levado para as cidades do interior a unidade móvel com o curso de Informática, proporcionando o acesso e o domínio de tecnologias, para que que jovens, adultos e idosos, de Norte a Sul do estado, da zona urbana e rural, possam receber qualificação básica para ingressar no mercado do trabalho.

Os alunos e alunas selecionados nas cidades participam de 45 dias de aula, oportunidade em que aprendem conteúdo básico de informática, como introdução ao processamento de dados (IPD), windows, explorer, paint, word, excel, internet e criação de email. A unidade móvel também é adaptada para atender pessoas com deficiência física. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: