Brasil

Caminhão com ajuda humanitária do Brasil chega à fronteira da Venezuela

Fronteira entre os países segue fechada por ordem de Maduro
Fonte: Notícias ao Munuto | Editor: Da Redação 23/02/2019 11:59
Chegada da ajuda humanitária na fronteira Chegada da ajuda humanitária na fronteiraFoto: © Ricardo Moraes/Reuters

O primeiro caminhão enviado pelo Brasil com ajuda humanitária chegou a Pacaraima (RR), cidade na fronteira com a Venezuela. Outro veículo também partiu de Boa Vista (RR) na manhã deste sábado (23), mas teve o pneu furado no caminho e deve chegar em breve, segundo o 'G1'. A fronteira entre os países segue fechada por ordem do presidente Nicolás Maduro.

Este sábado é o dia 'D' para recebimento de doações de outros países. A data foi marcada pela oposição ao governo venezuelano, liderada pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó e rejeitada por Maduro.

Os caminhões saíram de Roraima às 6h50 escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As regras estabelecidas pelo governo brasileiro estipulam que a ajuda seja transportada por caminhões venezuelanos conduzidos por motoristas do país vizinho.

O primeiro carregamento tem entre 6 e 7 toneladas, que deve ser suficiente para suprir as necessidades de até 6 mil pessoas durante aproximadamente um mês. Os produtos levados são: medicamentos - 4 kits de saúde para doenças de baixa complexidade, com remédios para dor, febre e inflamação e gazes; e alimentos - arroz (doado pelos Estados Unidos) e leite em pó (doado pelo Brasil).

Ao todo, o governo brasileiro planeja transportar 200 toneladas de suprimentos à Venezuela.

A passagem normalmente é fechada à noite e reabre por volta das 8h, mas neste sábado, assim como no dia anterior, ela permanece fechada, com policiamento reforçado por militares venezuelanos.

Comentários