Geral

Caminhada na zona leste marca a abertura do Dia da Saúde em Teresina

SEMTCAS Luciano Nunes Teresina FMS UBS

Segunda - 06/04/2015 às 15:04



Foto: Caio Bruno/Alepi Secretário Luciano Nunes (PSDB)
Secretário Luciano Nunes (PSDB)
Uma caminhada pelo bairro Planalto Uruguai, zona Leste, marcará a abertura das atividades pelo Dia Mundial da Saúde, comemorado amanhã (07). A concentração será a partir das 7h30 na Unidade Básica de Saúde (UBS) e será conduzida até a praça do bairro, onde serão ofertados diversos serviços de saúde para a comunidade.

Esta será uma das atividades promovidas pela Prefeitura de Teresina – por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) – durante o dia. “A comunidade será mobilizada em todas as zonas da cidade”, conta o presidente Luciano Nunes. “Feira saudável, aula de capoterapia, apresentação de dança e estandes com orientações sobre como ter uma vida saudável estão entre as atrações”, completa.

O tema da campanha este ano é “Alimento seguro: do campo à mesa”. Segundo o presidente da FMS, o objetivo é estimular a prática de atividade física regular e a boa alimentação, além da saúde bucal e prevenção a doenças como dengue e chikungunya.

As ações foram planejadas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) da FMS, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que fará uma mobilização em todas as academias públicas da cidade durante toda esta semana, em conjunto com as UBS.

Programação

Além do Planalto Uruguai, outras duas UBS serão pontos principais de atividades em suas respectivas regiões. No bairro Poty Velho, zona Norte, as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) promoverão palestras informativas, distribuição de panfletos com informações sobre saúde e de kits de saúde bucal, além de orientações nutricionais e de atividade física. Haverá também exposição e comercialização de alimentos saudáveis, de hortas e cooperativas do território, além de apresentações artísticas e capoterapia.

Na zona Sul, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Portal da Alegria será local de um aulão de ginástica e dança promovido pelas equipes da UBS do bairro, que farão também atividades de orientação, avaliação nutricional, distribuição de receitas de comidas saudáveis, exposição de alimentos naturais de hortas e cooperativas do território, além de uma mesa demonstrativa sobre alimentação cariogênica; distribuição de kits de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950, quando da realização da primeira Assembleia. A data evoca a criação da OMS. Em cada ano, aproveita-se a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas relacionados à saúde mundial.

Fonte: Mayara Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: