Caminhada da Fraternidade reúne multidão de 65 mil pessoas


Caminhada da Fraternidade 2017

Caminhada da Fraternidade 2017 Foto: Cinthia Lucas

Uma multidão saiu às ruas de Teresina, neste domingo, 11, para participar da 22ª Caminhada da Fraternidade que este ano teve como tema: “Somos da Paz”. Segundo o professor Deocleciano Guedes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), 65 mil pessoas estiveram presentes ao evento, realizado pela Arquidiocese da capital.

O professor posicionou-se no cruzamento da rua Demerval Lobão com a avenida Dom Severino, na zona Leste, durante duas horas e meia, tempo em que durou a caminhada. O cálculo foi feito a partir do número de pessoas que passavam a cada cinco minutos, por cada metro de comprimento.

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, disse que este é um evento que vai se firmando a cada ano. “Vinte e dois é como se fossem duas pernas bem estabelecidas e nós percebemos que até mesmo pela consulta que o padre Tony, quando sugeriu que a caminhada fosse feita a noite, com um clima mais ameno e as pessoas não quiseram. Isso quer dizer o quanto há generosidade e fala também da nossa fé, que proclama a fraternidade acima de qualquer outro gesto”.

Ele também ressaltou a importância dos voluntários que atuam na organização da caminhada que trabalham com fé e amor, de forma espontânea. O monsenhor Tony Batista, idealizador da caminhada, afirmou mais um vez, “estou escandalosamente feliz. Teresina nunca falha”.

 

Caminhada da Fraternidade 2017
Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito com Dona Maria das Graças Sousa, de 101 anos (Foto: Cintia Lucas)                                             

Entre os políticos, estiveram presentes o governador Wellington Dias, vice-governadora Margarete Coelho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, secretário de Segurança, Fábio Abreu. Pela primeira vez, em 22 anos de Caminhada da Fraternidade, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, não esteve presente ao evento. Firmino esteve internado há algumas semanas para a retirada de pólipos no intestino.

Muitos grupos de jovens participaram da caminhada e alguns aproveitaram para vender água e angariar fundos para a formatura ou grupos religiosos. Fabrício Oliveira, 21 anos, pertence ao Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Diaconia Santa Edwiges, bairro Vamos Ver o Sol, e esteve lá com outros integrantes para comercializar água. “A caminhada está boa, mas um pouco menor do que no ano passado”.

Caminhada da Fraternidade 2017

Integrantes do Encontro de Jovens com Cristo Diaconia Santa Edwiges (Foto: Cintia Lucas) 

As irmãs e irmãos da Comunidade São Sebastião, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina também estiveram presentes ao evento.  “Aqui está uma maravilha, tem muita gente. É uma manifestação de comunhão da comunidade no dia em que se celebra a Santíssima Trindade”, afirma Frei Cláudio, que estava acompanhado de Frei Alan e mais cinco freis.

Caminhada da Fraternidade 2017

Comunidade São Sebastião, bairro Vermelha. (Foto: Cintia Lucas)

Os formandos de psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) aproveitaram para um manifesto político durante a caminhada. Eles gritavam “Fora Temer” enquanto vendiam água para angariar recursos para a formatura. “Também queremos deixar nosso protesto político devido a situação em que o país se encontra. Quero reclamar também dos preços altos cobrados pela empresas que fazem as solenidades de formatura em Teresina”, disse Ana Lindomar, uma das formandas.

Formandos da UESPI

Formandos de Psicologia da UESPI (Foto: Cintia Lucas)

Há 19 anos participando da caminhada, Maria José, 64 anos, moradora do bairro Parque Piauí, zona Sul da cidade, achou o evento maravilhoso. Ela tirou fotos durante toda a caminhada ao lado da irmã, Maria Niça, 67 anos, que participava pela primeira vez. “Aqui é tudo uma maravilha”.

Caminhada da Fraternidade 2017

Este ano a caminhada teve uma mudança de percurso. Ela não seguiu mais pela avenida Nossa Senhora de Fátima, encerrando na avenida Universitária. O encerramento foi na ponte Estaiada com show de artistas católicos que reuniu milhares de pessoas.

Caminhada da Fraternidade 2017

Caminhada da Fraternidade 2017 Caminhada da Fraternidade 2017

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: