Câmera flagra planeta Terra visto de Marte

marte visto terra luz nasa


Imagem na Nasa mostra como o nosso planeta é visto de Marte

Imagem na Nasa mostra como o nosso planeta é visto de Marte Foto: Nasa

 A Nasa divulgou material capturado pela sonda Curiosity que mostra a Terra vista de Marte, o quarto planeta a partir do Sol e o segundo menor planeta do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

Marte está sendo explorado por cinco espaçonaves atualmente: três em órbita — Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter — e duas na superfície — Mars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity. Entre as espaçonaves desativadas que estão na superfície marciana estão a sonda Spirit e várias outras sondas e rovers, como a Phoenix, que completou sua missão em 2008.

A imagem impressionante mostra o nosso planeta como uma luz brilhante no céu de Marte, com a lua brilhando nas proximidades. A imagem foi feita em 31 de janeiro, cerca de 80 minutos depois do por do sol local.

"Um observador humano com visão normal, se em pé em Marte, poderia facilmente ver a Terra e a Lua, como dois pontos brilhantes distintos", disse o funcionário da Nasa. Além de algum processamento para remover os efeitos dos raios cósmicos, as fotografias do Curiosity não foram editadas tecnicamente.

Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Sua magnitude aparente atinge -3,013 e é superada apenas por Júpiter, Vênus, Lua e Sol.14

Fonte: Nasa

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: