Política

Câmara Municipal debate regularização do Uber em Teresina

Os ânimos se acirraram entre representantes da cooperativas de taxistas, mototaxistas e Uber

Quarta - 22/03/2017 às 17:03



Foto: Reprodução/Uber Câmara Municipal de Teresina debate o Uber
Câmara Municipal de Teresina debate o Uber

Os ânimos andaram alterados e o clima esquentou nesta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Teresina, onde taxistas e mototaxistas gritavam “Fora Uber!” antes mesmos dos debates começarem na audiência pública proposta pelo vereador Deolindo Moura (PT).

“A discussão não se esgota com a audiência de hoje aqui na Câmara, que é a caixa de ressonância da população. Nós, vereadores, faremos a mediação, é necessário e urgente que as arestas sejam reparadas. Todos só temos a ganhar com a regulamentação, principalmente o povo de Teresina, que precisa de transporte público para se locomover”, argumentou o vereador Deolindo Aguiar.

Representantes das cooperativas das duas categorias exigiam da prefeitura a saída de operação dos motoristas que atuam irregularmente no sistema de transporte de passageiros da capital usando o aplicativo Uber, um dos mais acessados no país.

Segundo Pedro Ferreira, da Cooperativa de Taxistas de Teresina, a luta é em defesa da legalidade no transporte de passageiros e não pelo fim do Uber. “Ninguém é contra o aplicativo, somos a favor da legalidade. Não temos medo de concorrência, mas trabalhar na ilegalidade, sem pagar imposto, é ilegal”.

O presidente da cooperativa de taxistas de Teresina, Pedro Ferreira, afirmou que o grupo compareceu ao plenário para se manifestar em favor da legalidade.

Já Moura Fé, que preside o Sindicato dos Mototaxistas de Teresina, defendeu a retirada dos Uber de circulação. Não vamos permitir que o ilegal seja legalizado. Não podemos deixar que uma empresa internacional, um aplicativo virtual, possa se insatalar na capital e cause a desordem”.

Jean Morais, que trabalha como Uber, adiantou que os motoristas que usam o aplicativo estão criando a Associação dos Motoristas Autônomos de Transporte Individual do Piauí (AMATEPI). “para cobrar que o poder público se manifeste e que adote as providências legais necessárias para regularizar a circulação dos veículos que usam o aplicativo Uber para cobrança do serviço de transporte de passageiros.

Felipe Carvalho, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí, também participou da audiência pública na Câmara quando defendeu a permanência do Uber, até pela precariedade do sistema de transporte coletivo de passageiros na cidade, que não consegue atender á demanda.

“Que todos possam participar, todos são trabalhadores e não podem ser impedidos de trabalhar. Defendemos a regulamentação urgente do Uber, que não podem ser impedidos de trabalhar por ainda não estarem legalizados”.

Plenário da Câmara Municipal de Teresina
Plenário da Câmara Municipal de Teresina

Plenário reebeu representantes de várias categorias de transportadores de passageiros
Representantes de várias categorias de transportadores de passageiros foram à Câmara Municipal 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: