Câmara homenageia 109 alunos medalhistas em olimpíadas


Vereador Venâncio (PP) com medalhistas

Vereador Venâncio (PP) com medalhistas Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta segunda-feira (7), uma sessão solene para homenagear 109 estudantes medalhistas e professores do Programa Cidade Olímpica Educacional que obtiveram resultados de destaque em olimpíadas nacionais de ciências, física, astronomia e matemática.

A homenagem em honra ao mérito, que foi requerida pelo vereador Venâncio Cardoso (PP), tem como objetivo reconhecer a dedicação, o esforço e o bom desempenho dos estudantes e professores envolvidos no programa que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

De acordo com o vereador Venâncio, a homenagem, nada mais é que uma forma da Câmara e da sociedade reconhecer o trabalho de estudantes e professores da rede municipal de Teresina. “Hoje podemos conhecer de perto quem são esses meninos que brilham na educação da nossa cidade e que tem orgulhado nossa sociedade com desempenho excelente em olimpíadas nacionais. O que estamos fazendo aqui hoje é um momento de reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos. A Prefeitura de Teresina tem feito um trabalho belíssimo através desse programa e os estudantes por sua vez, mostram a importância de investir cada vez mais na educação”, disse.

Vereador Venâncio Cardoso (PP)
Vereador Venâncio Cardoso (PP)

Para a coordenadora pedagógica do Programa Cidade Olímpica Educacional, Valdete Maria da Silva, a homenagem é resultado do destaque nacional que esses estudantes têm recebido através de um excelente desempenho nas olimpíadas. Em sua fala, a professora destacou a importância de incentivar o sonho das crianças e o poder educacional do programa.

“Não se brinca com sonhos. Estamos mostrando para essa garotada que eles podem, então no mínimo que minha equipe tem que ter é comprometimento e isso nós temos de sobra. Por isso parabenizam todos os que compõem o Programa Cidade Olímpica Educacional. Não é por competitividade, é por orgulho. Na OBF Nacional, o Piauí conquistou dez medalhas entre alunos de escola particular e pública, com alunos do oitavo ano. Duas eram do Dom Barreto e oito do Programa Cidade Olímpica Educacional. Nós ficamos nossa bandeira em todas as olimpíadas, que antes era de domínio das grandes escolas particulares do Brasil”, disse.

A coordenadora pedagógica elogiou ainda o trabalho da Prefeitura de Teresina e apelou para que o Governo do Estado cuidasse desses estudantes quando chegassem ao ensino médio. “A Prefeitura Municipal de Teresina está fazendo um trabalho espetacular com esses meninos, mas o nosso compromisso legal é, infelizmente, até o nono ano. Quando eles chegam no nono ano, que precisam se desligar do programa, eles choram e se perguntam o que eles irão fazer. Nós temos tentado uma comunicação com o Governo do Estado, porque nós estamos entregando um tesouro para o Estado e ela precisa se preparar para receber esse tesouro”, pontuou.

Já o secretário municipal de educação, professor Kleber Montezuma, em sua fala, destacou que o fato da Prefeitura de Teresina investir na educação básica tem rendido posições invejáveis no ranqueamento nacional de ensino público municipal dentre as capitais no país e acrescentou: “A cidade de Teresina é uma cidade que tem tido a felicidade de ter prefeitos que sempre se preocuparam com a educação, independente do partido político. Esse trabalho com as olimpíadas dá certo porque envolve a paixão dos professores e a vontade de estudantes. Aqui há evidências concretas de professores que tem dado a sua grande contribuição e de alunos talentosos que tem logrado êxito em nível nacional”.

Além dos 109 estudantes, 15 professores nas áreas de Química, Astronomia, Língua Portuguesa, Física, Matemática e Ciências foram homenageados.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: