Política

Câmara debate a regulamentação dos food trucks em Teresina

Investidores reclamam da burocracia para regularizar seus negócios
Fonte: Assessoria parlamentar 08/05/2018 14:12
Comida vendida em lanchonetes itinerantes virou moda em Teresina Comida vendida em lanchonetes itinerantes virou moda em TeresinaFoto: Reprodução

A Câmara Municipal de Teresina, realizou, nesta terça-feira (8), uma audiência pública para tratar sobre a regulamentação dos food trucks em Teresina. Proposta pelo vereador Venâncio Cardoso (Progressistas), a audiência discutiu a simplificação dessa regulamentação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina já levantou que a capital possui um bom público investidor nesse setor específico, que tem encontrado dificuldades em abrir ou regularizar seus negócios.

“Estive em conversa com empresários do ramo e foi colocado como seria importante simplificar a parte burocrática a fim de impulsionar esses negócios. Teresina tem crescido e empreendimentos como estes estão cada vez mais comuns. Nossa cidade precisa rever essas questões burocráticas e desenvolver mais programas e espaços para que esses pequenos negócios tenham o apoio necessário do poder público”, explicou.

Ainda de acordo com Venâncio, a maioria dos food truck que funcionam na cidade, não se encontram devidamente regularizados. “Estes empreendimentos mesmo parecendo pequenos, geram empregos e impulsionam um setor de nossa economia, eles têm encontrado grande dificuldade de conseguir um alvará de funcionamento para seu estabelecimento. Teresina precisa abrir suas portas e facilitar a regularização deles para evitar que desistam de fechar negócio em nossa capital”, acrescentou.

Os food trucks são venda de alimento ou bebida de forma itinerante, geralmente usando algum tipo de automóvel adaptado. Esse tipo de negócio, inspirado no modelo estadunidense, muito popular naquele país, virou tendência no Brasil nos últimos anos. A facilidade em ter acesso a uma comida rápida ou mais elaborada com preço acessível atraiu a atenção de um público crescente.

Comentários