Geral

Caixa Econômica premiará projetos urbanos sustentáveis

Caixa premio sustentável Teresina

Sábado - 16/11/2013 às 19:11



 Durante a abertura da III edição do Teresina Sustentável os organizadores do evento propuseram uma premiação para os projetos urbanos que se encaixem nos critérios de sustentabilidade. O reconhecimento dos trabalhos será feito na próxima edição do evento, contemplando os arquitetos e construtores vencedores com passagens aéreas para conhecer empreendimentos sustentáveis em outros Estados. A avaliação e premiação dos profissionais será feita em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).


“A realização desse prêmio é uma forma de tirarmos do papel todas as ideias que vem sendo discutidas ao longo desses últimos anos, para que a sustentabilidade se concretize como critério a ser perseguido pelos profissionais da construção civil, arquitetos, construtores e empreendedores”, ressalta o arquiteto Júlio Medeiros, um dos organizadores do evento.


Segundo Elizomar Nunes Guimarães, gerente regional de negócios da Caixa Econômica, o órgão tem buscado firmar parcerias que fomentem a acessibilidade e a sustentabilidade nos empreendimentos financiados pela Caixa, priorizando as questões ambientais em detrimento do caráter econômico-financeiro. “O Selo Casa Azul é um exemplo disso, pois através dele reconhecemos empreendimentos de caráter sustentável, os quais obedecem a uma lista de 53 critérios, como menor consumo de energia, uso de elevadores programados, reciclagem, entre outros”, enumera.


O Teresina Sustentável foi criado em 2011 pelo Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PI) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), com o intuito de debater os problemas ambientais e as peculiaridades climáticas de Teresina, fomentando soluções sustentáveis para as construções urbanas.


Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, palestrantes convidados, dentre outras autoridades.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: