Cidade

Bueiros e galerias tem limpeza intensificada para melhorar escoamento na zona Leste

Prefeitura pede a colaboração da população para evitar jogar lixo nas ruas e avenidas

Segunda - 27/11/2017 às 12:11



Foto: Ascom Limpeza intensificada para melhorar escoamento na zona Leste
Limpeza intensificada para melhorar escoamento na zona Leste

De forma preventiva, a Prefeitura de Teresina realiza ações de limpeza para evitar e minimizar o alagamento das ruas no período chuvoso. Os serviços visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos na zona Leste.

A ação de limpeza de galerias, bocas de lobo e a conservação e desentupimento dos bueiros faz parte da programação de trabalho da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste. “Só na zona Leste existem 73 galerias e bueiros que funcionam como facilitadores da passagem de água nessa região. E onde não conseguirmos limpar os canais manualmente, vamos usar a máquina de terraplanagem”, explicou Renato Lopes, gerente de serviços urbanos da SDU.

Durante o ano todo, a gerência de serviços urbanos tem realizado mutirões de limpeza em galerias e bueiros. “Já realizamos a limpeza preventiva, durante o ano, mas agora quando começa o período chuvoso precisamos intensificar esse trabalho tão importante. O foco é desobstruir o local por onde a água passa, tirando o lixo e os resíduos que possam gerar alagamento e que acumulam, em média, cinco mil toneladas”, explicou Lopes.

Segundo ele, a colaboração da população é fundamental. “Solicitamos também o apoio da população, no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo domiciliar de maneira incorreta. Quando a chuva vem, arrasta esse lixo para os bueiros e causa o entupimento”, disse.

Ações de monitoramento após chuvas

Além disso, equipes da Gerência de Obras, em parceria com a Gerência de Limpeza, fazem um monitoramento eficiente, percorrendo pontos na cidade e tomando todas as providências necessárias. “Quando uma chuva intensa acaba, geralmente uma equipe da limpeza ou um técnico da Gerência de Obras percorre os pontos que tiveram alagamentos inconstantes ou, por exemplo, uma árvore que caiu e prejudica o trânsito no local. A comunicação com a Defesa Civil e nossa equipe de Habitação é reforçada também. Nosso principal objetivo é diminuir os transtornos”, contou o superintende executivo da SDU Leste, Márcio Sampaio.

Para ajudar no trabalho da SDU, com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7875 ou 3215-7874. O horário de funcionamento do órgão é de 7h30 às 13h30, de segunda à sexta.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: