Brasil

Brasileiro quer entrar no Guinness com pipa gigante

O \'engenheiro de pipas\' Ken Yamazato tentará entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, a

Sexta - 26/04/2013 às 13:04



Foto: Arquivo pessoal PBrasileiro constrói pipa gigante com 1.225 m²
PBrasileiro constrói pipa gigante com 1.225 m²
O \'engenheiro de pipas\' Ken Yamazato tentará entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao levantar uma megapipa de 1225 m², durante o fim de semana em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Apaixonado por pipas desde pequeno, ele já é recordista brasileiro, mas tem o desejo de alcançar vôos maiores e colocar o simples, mas grande brinquedo, no céu do litoral de São Paulo.
Ken Yamazato preparando uma pipa (Foto: Leonardo Obara/Arquivo Pessoal)Ken Yamazato preparando uma pipa

Aos 74 anos, Ken conta que a paixão por pipas começou na infância. “É uma coisa inexplicável. Desde que nasci eu sempre tive uma paixão por objetos voadores. No decorrer da minha juventude passei a pesquisar”, explica ele, que se formou em engenharia mecânica, mas acabou dedicando sua vida ao estudo e à arte de projetar e criar pipas de diversas cores, tamanhos e formatos.

Por causa desse interesse, Ken acabou sendo premiado em campeonatos e festivais de papagaio e entrou para o Rank Brasil em 1998 ao empinar um “trem” de 242 pipas. Em 1999, chegou à marca de 3.344 pipas empinadas em uma única linha. Depois de aposentado, passou a percorrer o Brasil levando educação, cultura, esporte e lazer para as pessoas por meio das pipas. Agora, ele quer bater o recorde mundial e levantar a maior pipa em metros quadrados. Atualmente, o recorde é de dois árabes que conseguiram levantar uma pipa de 950m² em 2005.

Para isso, Ken vem se preparando desde 2000, quando começou a projetar a pipa, que tem que ser montada. A mega pipa é feita de 45 módulos, que tem 27 m² de área cada um. Quando está inflada, mede de 1225m², e quando está no chão tem 1650m². A mega pipa de Ken tem o tamanho equivalente a 54 mil pipas de brinquedo de 30cm x 40cm (ou seis quadras de tênis) e ocupa o espaço de 204 automóveis compactos. Até 9.800 pessoas podem ficar debaixo da sombra do objeto.

Segundo Ken, já houve algumas tentativas sem sucesso. "Estou com essa pipa desde 2008, por causa do centenário da imigração japonesa, mas de tão grande e tão complexa, só tivemos tempo de tentar apenas uma vez, em um resort em Florianópolis. Mas faltaram dois itens principais, ventos regulares e um bom espaço”, explica o engenheiro. Ele encontrou essas duas características em Ilha Comprida. O tempo e o vento são os fatores decisivos para que o engenheiro Ken consiga realizar o grande feito de fazer subir uma mega pipa, mas a logística também é fundamental. Os procedimentos devem ser executados corretamente para a montagem do grande brinquedo que pesa 160 quilos e é feito basicamente com sacos de lixo, emendados um a um com fita durex, plástico fino, barbante e palito de dente. “Eu criei uma engenharia tupiniquim, que é a junção da criatividade nipônica com o jeitinho brasileiro”, brinca Ken. Serão necessárias cerca de 140 pessoas para levantar a pipa que levará as cores preta e amarela.

Ken e sua equipe principal já começaram a preparar a mega-pipa dentro do galpão de um alojamento. Conforme o passar dos dias, a equipe irá aumentando o número de módulos no ar. Nesta sexta-feira (26), eles irão tentar levantar nove módulos da pipa, cerca de 20% do total. No dia seguinte, Ken tentará levantar 27 módulos, o que dá 735m². Se ele conseguir, já baterá o recorde panamericano. Se tudo der certo, no domingo (28), o engenheiro tentará bater o recorde mundial com a mega-pipa de 1225m². O recorde só é válido quando a pipa fica voando por 20 minutos sem tocar no chão. Caso ele não consiga realizar o feito, fará outras tentativas no dia 1º, 4 e 5 de maio. “Eu quero provar que tudo depende da mente. Quando não tem recurso financeiro, temos que usar o jeitinho brasileiro, tentar se nivelar e superar as conquistas mundias”, finaliza ele.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: