Brasileira na disputa para viajar para Marte é autora de livros de fic

candidata povoamento Marte brasileira


Conceito artístico da colônia humana em Marte proposta pela Mars One

Conceito artístico da colônia humana em Marte proposta pela Mars One Foto: Divulgação/Facebook

A professora Sandra Maria Feliciano Silva, de 51 anos, foi a única brasileira escolhida entre mais de 200 mil candidatos a participar da última fase de seleção do projeto que pretende levar 20 pessoas para uma viagem ao planeta Marte. Junto com Sandra estão outras 99 pessoas que a companhia holandesa Mars One considera serem as mais preparadas para um eventual projeto de colonização do planeta.

Obcecada por ficção-científica e incentivadora da difusão do conhecimento na cidade em que vive hoje, Porto Velho (RO), Sandra é autora de um livro que trata exatamente de viagens espaciais.

Batizado de “Os Antigos”, o livro escrito por Sandra e publicado pela editora Lexia conta a saga de um psicopata serial killer, envolvendo inteligência artificial e as teorias sobre seres extraterrestres que teriam colonizado a Terra em um passado remoto. Antes de se tornar ela própria potencial colonizadora de um planeta distante, o maior sonho de Sandra era ver seu livro ser publicado nos Estados Unidos.

Enquanto não é escolhida como uma das primeiras humanas a visitar o Planeta Vermelho, Sandra dá aulas para adolescentes em uma escola estadual de Porto Velho e para jovens estudantes de Administração e Sistemas da INformação na Faculdade Porto Velho/FGV . A professora é formada em Direito e em Administração, com especialização em Segurança Pública, Política e Estratégia e Banco de dados.

Foram os interesses pessoais, no entanto, que parecem ter ajudado a chegar perto de se tornar uma astronauta. Sandra estuda e pesquisa os campos de ciência, história, arqueologia, astronomia, física, química e biologia. Em entrevista ao News Rondônia, um site noticioso de Porto Velho, Sandra contou que chegou a ser chamada de "maluca suicida" por tentar ser uma das primeiras mulheres a viajar para Marte. Quando ficou entre os mil selecionados, a professora lamentou o fato de seu feito não ter sido comemorado no País.

Além de ter sonhos espaciais, Sandra é uma defensora do meio ambiente e acredita que o planeta está cada vez mais perto de atingir um ponto de saturação. Para ela, a solução é encontrar outro planeta para a raça humana. “Estamos num planeta que a gente está consumindo 25% de recurso a mais do que deveria consumir por ano. Sete bilhões de pessoas, você acha que as pessoas vão parar de consumir? Não! Então tem que ir pra outro lugar. O que está sendo feito agora não é para se ver o resultado daqui a cinco ou dez anos. O processo terra/formação de Marte deve envolver no mínimo 300 anos. É muito tempo, mas, se não começar agora, não vai acontecer nunca”, declarou. A professora também compara a missão de colonizar o espaço aos navegadores que atravessavam o oceano inóspito, em pequenas caravelas.

Em Porto Velho, além de liderar o Clube da Ciência local, Sandra coordena o projeto “Racha Cuca”, aberto à comunidade para estimular o raciocínio lógico de estudantes do Ensino Médio e a “Oficina de Inclusão Digital para Idosos”, que atendeu participantes com idade entre 60 e 81 anos.

Sandra não é casada nem tem filhos. O incentivo, segundo afirmou, vem do pai, que acha "sensacional" a ideia da viagem. A preocupação fica com a mãe, disse ela, que conta ouvir durante o café da manhã: “Você não vai para Marte, entendeu?”, e diz se sentir como uma adolescente proibida pelos pais de sair a noite.
Sandra explica que a saudade da família será resolvida por um link de comunicação, porém, com um atraso de 17 minutos entre as conversas.

Colonizando Marte

Sandra Maria integra um grupo com 50 homens e 50 mulheres que passaram com sucesso a segunda rodada do projeto Mars One. Os candidatos vêm de todo o mundo; são 39 das Américas, 31 da Europa, 16 da Ásia, sete da África, e sete da Oceania. Quando o projeto foi lançado, foram 200 mil inscrições.

Sandra passou pelas primeiras seleções mesmo com nível básico de inglês, que ela agora corre contra o tempo para aprimorar.

Na próxima etapa do projeto Mars One serão selecionadas 40 pessoas e treinadas pelo período de oito anos. Ao final, 10 casais serão formados e enviados para Marte. A viagem acontece em partes.

Em 2016 serão enviados o satélite de comunicação e rovers para fazer a exploração do local onde se instala a colônia. Entre 2018 e 2020 serão enviados os diversos módulos contendo alimentação, água, oxigênio, painéis fotovoltáicos e o resto do equipamento. Os rovers irão montar parte dessas estruturas.

Em 2022 sairão os casulos, que serão também os habitats, com aproximadamente 52m² para cada casal. O módulo contém quarto, sala, banheiro, aérea de hidroponia, higiene. Ao pousar no planeta vermelho esses módulos serão enterrados para impedir a incidência de radiação dentro dos habitats. Os módulos já estão sendo testados na Terra, informa Sandra.

Fonte: IstoÉ

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: