Brasil

APAGANDO PROVAS

Como medo da PF, bolsonaristas retiram mais de 1,5 mil vídeos do ar em 48 horas

A remoção do conteúdo partiu dos proprietários dos perfis, não sendo motivada pelo jurídico

Da redação

Quarta - 14/02/2024 às 16:42



Foto: PIXABAY Aplicativo do YouTube
Aplicativo do YouTube

Nas 48 horas após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, canais dos Youtube que integram o ecossistema bolsonarista retiraram do ar mais de 1,5 mil vídeos.

Os dados foram analisados pela consultoria Novelo Data, instituto que monitora os movimentos da extrema-direita nas redes sociais, e divulgados pelo jornal O Globo nesta quarta-feira 14.

A “limpeza” nos perfis já tinha sido detectada em dias anteriores a operação, mas em números expressivamente menores. Naquele momento, eram cerca de 200 vídeos retirados da plataforma por dia das contas bolsonaristas.

A remoção do conteúdo, aponta a consultoria, partiu dos proprietários dos perfis e não foi motivada por determinação judicial ou por arbitrariedade da plataforma.

O movimento evidencia uma estratégia recorrente dos influenciadores bolsonaristas em momentos que sucedem operações contra investigados por atos antidemocráticos. A ação também é adotada quando o ex-presidente e seus aliados sofrem derrotas em processos eleitorais.

Ano passado, por exemplo, após a declaração da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o canal pertencente ao deputado federal Gustavo Gayer (PL) retirou do ar ao menos 200 vídeos. Entre as publicações excluídas estavam vídeos com menções ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo.

Fonte: Carta Capital

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: