Brasil

No Brasil os gastos mais justos são os primeiros a serem cortados afirma ex-ministro da Educação

Em entrevista à Carta Capital, ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro aponta os perigos da PEC 241

Sexta - 07/10/2016 às 18:10



Foto: www.colegioweb.com.br Renato Janine
Renato Janine

Em entrevista à Carta Capital, ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro aponta os perigos da PEC 241, que congela os gastos em educação, mas pondera: a esquerda precisa apontar alternativas. Para ele, a proposta do governo Temer "representa um grande perigo".

"Mesmo que seja possível ter alguns ganhos com uma gestão mais eficiente, há uma necessidade de aumentar os investimentos em educação por duas razões. Primeiro, para garantir o atendimento de 100% das crianças e adolescentes durante todo o período de educação obrigatória, com 14 anos de duração. Algo entre 15% e 20% das crianças com 4 e 5 anos de idade precisam ser integradas à pré-escola. Outro tanto deve ter acesso ao ensino médio. Para universalizar o atendimento, é preciso construir escolas, contratar professores", defende.

"Com a manutenção dos gastos no atual nível, como propõe a PEC 241, não será possível nem sequer incluir todos os brasileiros com 4 a 17 anos na escola, muito menos com professores competentes e bem formados. O investimento seria insuficiente. E repare: nem estou falando do Plano de Educação como um todo. Refiro-me apenas a dois pontos", completa. 

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: