Brasil

Manifestante só poderá participar de protesto se for de \"cara limpa\"

Um dia após as cenas de vandalismo que transformaram o Centro de Recife em uma praça de guerra, na

Sexta - 23/08/2013 às 14:08



Foto: Reprodução Manifestantes escondem o rosto com camisetas pretas durante protestos na Avenida Frei Serafim
Manifestantes escondem o rosto com camisetas pretas durante protestos na Avenida Frei Serafim
Um dia após as cenas de vandalismo que transformaram o Centro de Recife em uma praça de guerra, na última quarta-feira à noite, a polícia decidiu fechar o cerco aos mascarados do grupo Black Bloc, responsabilizados pelo quebra-quebra durante passeata promovida pela Frente de Luta pelo Transporte Popular, a versão local do Movimento Passe Livre. A partir de agora, só será permitido o acesso aos protestos de ativistas de cara limpa. Eles também passarão por vistorias, inclusive nas mochilas, nas quais costumam carregar artefatos explosivos e pedras.

A medida foi anunciada ontem pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, que decidiu por ações mais enérgicas após prédios públicos, equipamentos urbanos e coletivos terem sido depredados. Foram danificados 32 ônibus, um deles incendiado, e sete vagões do metrô – assim como o Cinema São Luiz, de mais de 60 anos, e a Câmara Municipal.

- Não estamos radicalizando, mas o que queremos é preservar o patrimônio público e privado, assim como a integridade das pessoas que estão sendo violentadas no seu direito de ir e vir. Não vamos mais admitir que as cenas de ontem (quarta-feira) se repitam – afirmou, frisando que os que se recusarem a manter os rostos cobertos poderão ser presos por desobediência ou desacato.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: