Brasil

COVID-19

Governador do Ceará determina confinamento total em Fortaleza a partir de sexta-feira(8)

A medida proibe a circulação de pessoas que não seja para comprar alimentos ou ir ao médico

Redação

Terça - 05/05/2020 às 19:05



Foto: Diario do Nordeste Fortaleza
Fortaleza

Em meio ao colapso da saúde pública causado pelo coronavírus, o Ceará decidiu implantar um bloqueio total, o chamado lockdown, na capital Fortaleza a partir da próxima sexta-feira e estender o decreto de isolamento social por mais 15 dias no restante do Estado, em maio ao avanço da Covid-19.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em uma live nas redes sociais.

“Mesmo com aumento de 63% em todo Estado (no número de leitos), mesmo com todo esforço nosso, o sistema de saúde tem chegado ao limite. Portanto já há uma necessidade recomendada por todos os especialistas de implantarmos medidas mais rígidas”, disse Camilo.

Fortaleza será a segunda capital brasileira e entrar em lockdown, quando são impostas as medidas mais restritivas de distanciamento. São Luís começou nesta terça-feira, depois de uma decisão judicial que o governador do Estado, Flavio Dino (PCdoB), decidiu não recorrer porque já estudava adotar as mesmas medidas, como disse em entrevista à Reuters.

O governador e o prefeito evitaram usar o termo lockdown, preferindo chamar as medidas de “isolamento social rígido”, mas o decreto publicado nesta terça prevê regras semelhantes às adotadas no lockdown de São Luís.

Fonte: Exame

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: