Brasil

EDUCAÇÃO

Creches não possuem vagas para mais de 2 milhões de crianças no Brasil

Ao menos 2,3 milhões de crianças com até 3 anos de idade não frequentam creches devido a dificuldades de acesso ao serviço

Da Redação

Segunda - 08/04/2024 às 12:53



Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Divulgação
Divulgação

No Brasil, 2,3 milhões de crianças com até três anos de idade não frequentam creches devido a dificuldades de acesso ao serviço. Essas dificuldades incluem localização distante das escolas em relação às casas ou falta de vagas. Notavelmente, o percentual de famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas.

Esses dados são provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE). A oferta de creches ainda é um desafio no Brasil, apesar de não ser uma obrigatoriedade. De acordo com a Constituição Federal, a creche é um direito da criança e da família, e cabe ao Estado oferecer as vagas. O Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, estabelece que o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2024.

Entretanto, os dados divulgados pelo TPE nesta segunda-feira (8) indicam que a meta não será cumprida e que ainda existe grande demanda por vagas. Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de crianças de até 3 anos no país. Cerca de 40% das crianças não frequentam a creche por opção dos pais ou por outros motivos. Entre esses motivos estão falta de recursos financeiros para transporte e material escolar (0,5%), falta de adaptação das escolas para crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes das crianças (0,6%).

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: