Brasil

POLICIAIS MILITARES

Número de mortos pela PM de SP aumentou 138% no primeiro semestre

Mortes causadas por policiais militares aumentam 138% no primeiro trimestre de 2024

Da Redação

Terça - 30/04/2024 às 12:43



Foto: Policia civil de SP/X (ex-twitter)
Policia civil de SP/X (ex-twitter)

O número de mortes causadas por policiais militares em serviço no estado de São Paulo aumentou 138% no primeiro trimestre de 2024. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 179 casos registrados este ano contra 75 no ano passado.

Questionada sobre a razão do aumento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que continua investindo na capacitação dos policiais, na aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo e na implementação de políticas públicas para reduzir a letalidade policial. A SSP assegurou que todas as ocorrências são rigorosamente investigadas, com a supervisão do Ministério Público e do Poder Judiciário.

No entanto, apesar dessas medidas, as operações policiais realizadas no município de Guarujá, na Baixada Santista, resultaram em um número significativo de mortes. A Operação Escudo, ocorrida no ano passado, resultou em 28 mortes em um período de 40 dias. Este ano, a Operação Verão resultou em 56 mortes.

Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz revelou que essas operações não resultaram em avanços na redução da criminalidade violenta. Além disso, colocaram a vida dos policiais em risco e violaram os direitos das populações periféricas. Os dados indicam que as operações foram marcadas por baixa eficiência, alta letalidade policial e um aumento nas infrações relacionadas ao crime organizado.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: