Brasil

ALERTA

Afundamento do solo na área de mina em Maceió passa de 2 metros

O afundamento é decorrente das atividades de mineração da empresa Braskem

Da Redação

Sexta - 08/12/2023 às 08:27



Foto: TV Gazeta Defesa Civil emitiu um alerta sobre a instabilidade da mina Braskem em Maceió
Defesa Civil emitiu um alerta sobre a instabilidade da mina Braskem em Maceió

O afundamento do solo em uma mina da Braskem no bairro do Mutange, em Maceió, já ultrapassa a marca de dois metros de profundidade. De acordo com a Defesa Civil do município, o solo cedeu 2,02m desde o dia 30 de novembro.

Nessa quinta-feira (7), o órgão informou que atualmente a velocidade da movimentação é de 0,21cm por hora, acumulando um deslocamento de 5,2cm nas últimas 24h horas.

O afundamento é decorrente das atividades de mineração da empresa Braskem. Desde 2018, o risco iminente de formação de crateras no solo levou à saída emergencial de cerca de 55 mil pessoas do local. O problema foi constatado por diversos órgãos.

Diante da situação, o órgão da prefeitura municipal alerta que permanece o risco de colapso (desabamento) do terreno acima da mina 18 da Braskem. 

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, informou.

Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: