Brasil

ABI e Fenaj se unem no combate à violência contra jornalistas

ABI e Fenaj União segurança jornalistas

Terça - 20/10/2015 às 18:10



Foto: comunique-se Jornalistas precisam de proteção para desempenhar as funções
Jornalistas precisam de proteção para desempenhar as funções
 A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se uniram para combater a violência praticada contra comunicadores no Brasil. Em nota, as duas entidades dizem concordar com o princípio básico de que, ao protegerem os profissionais de comunicação, estarão contribuindo para fortalecimento da liberdade de imprensa e a consolidação da ainda jovem democracia brasileira.

Reunidas em 28 de setembro, no Rio de Janeiro, as diretorias das duas instituições estabeleceram que a Fenaj apoioará a ABI na implantação do projeto SOS Jornalista, mecanismo pelo qual os comunicadores, vítimas de qualquer tipo de violência, poderão denunciá-la e receber proteção do Estado.

“A principal finalidade do SOS Jornalista é assegurar a liberdade de imprensa em toda a sua plenitude. Em especial, destina-se também àqueles que correm risco de vida. Já que as denúncias – depois de analisadas pela ABI, Fenaj, Abraji e Movimento Viva Santiago – serão repassadas para o Ministério da Justiça para que tome as providências necessárias para coibir as ameaças, processar os agressores e, se for o caso, proteger o profissional em risco”, explica a nota.

Há um mês, a ABI vem negociando com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça um Termo de Cooperação para estabelecer um canal oficial no governo, para onde essas denúncias de violência poderão ser encaminhadas. As expectativas são de que o documento seja firmado até meados de novembro.

Primeira denúncia
Na segunda-feira da semana passada, 5, o SOS Jornalista informou ter recebido sua primeira denúncia online. A jornalista e blogueira Claudete Andreotti, de Peruíbe (SP), autora do blog Boca de Rua, entrou em contato para dar conta de que foi vítima de uma tentativa de homicídio em novembro do ano passado. Depois de checada, a ABI encaminhou a denúncia a Allan de Carvalho Silva, assessor de imprensa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que se comprometeu a adotar as providências necessárias a fim de esclarecer os fatos.

Texto publicado originalmente no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: