Brasil vive surto de febre amarela; saiba quando se vacinar

O Piauí registrou o primeiro caso suspeito da doença, o paciente é uma criança de 9 anos


A vacina, que tem validade de dez anos, é a única forma de prevenção

A vacina, que tem validade de dez anos, é a única forma de prevenção Foto: Divulgação

O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Desde o início de 2017, Minas Gerais é o estado que mais enfrenta o surto da doença que já provocou a morte de 42 moradores, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nessa sexta-feira (27). Outros 58 óbitos estão sendo investigados. O Piauí registrou o primeiro caso suspeito da doença, o paciente é uma criança de 9 anos que veio de Minas Gerais para morar em Parnaíba desde o último dia 14.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) reforçou a vacinação em 5 mil doses para o município de Parnaíba após o caso suspeito, a fim de atender os municípios da região que antes já havia recebido 2,5 mil doses. Em todo país, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a distribuição da vacina contra a doença em 11,5 milhões de doses. Este ano, 5,5 milhões de vacinas já foram repassadas aos estados.

A Doença – A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos. Há o ciclo epidemiológico silvestre e urbano. A disseminação da doença em áreas urbanas se dá pelo mosquito Aedes Aegypti.

A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

A vacina, que tem validade de dez anos, é a única forma de prevenção.

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode vir a óbito.

Quem vai viajar para áreas de risco precisa se vacinar - São inúmeras duvidas que surgem nas pessoas a respeito da vacinação contra a febre amarela. Por enquanto, a vacina é recomendada apenas para as pessoas que moram em regiões afetadas pela doença ou para quem vai viajar para essas áreas.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.  Em caso de viagem, não é preciso apresentar nenhum comprovante.

A vacina é aplicada em duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

Áreas de risco – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que o surto se mantém concentrado em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os seis casos suspeitos do Distrito Federal foram descartados.  No total, foram 555 casos notificados, sendo 107 mortes suspeitas notificadas. Foram confirmadas 42 mortes e 87 casos da doença.

Quanto ao primeiro caso suspeito no Piauí, o paciente está internado em um hospital particular de Teresina desde o dia 21, após apresentar febre, dor abdominal e fraqueza. O diagnóstico será concluído após a realização de vários exames. Foram coletadas amostras de sangue e encaminhadas ao Laboratório Central do Piaui-Lacen. O exame que confirma o diagnóstico de febre amarela demora de 7 a 15 dias.

Informações primordiais sobre a febre amarela

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: