Economia

Brasil tem taxa de juros do cartão de crédito mais alta do mundo

Juros cobrados nas modalidades do crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros

Domingo - 26/08/2018 às 11:08



Foto: Reprodução Cartão de crédito
Cartão de crédito

O Brasil é o país onde a taxa de juros do cartão de crédito né a mais alta do mundo. No ano passado, segundo um levantamento da Proteste com base em dados dos bancos centrais de diversos países, a média anual da taxa do rotativo — aplicada quando se paga o mínimo da fatura do cartão — era de 352,76%. De acordo com o Extra, em 2018, considerando os cinco principais bancos do Brasil, a média chega a 231% ao ano, segundo uma pesquisa feita por Filipe Pires, professor do MBA em Finanças do Ibmec.

A publicação explica que a redução foi consequência de uma norma do Banco Central (BC) que estabeleceu o limite de 30 dias para o rotativo. Depois disso, as instituições financeiras entram em contato com os clientes para oferecer um parcelamento, que costuma ter juros reduzidos (em média, 154% ao ano).

A mudança pode ser considerada um ponto positivo, segundo destaca Pires. Ele ressalta que, antes, o consumidor que tinha uma dívida de mil reais, quando sujeito a juros anuais de 400%, por exemplo, via seu débito se multiplicar para R$ 125 mil ao fim de três anos.

"Nossa taxa é absurdamente cara, comparada a países emergentes ou até do primeiro mundo. Se utilizarmos como parâmetro todas as emissoras de cartão de crédito, a média sobe mais, chegando a 337%", afirma.

A Protesta afirma que os juros cobrados nas modalidades do crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros. Segundo dados da PEIC (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), o cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 76,9% das famílias endividadas. A orientação é para que os clientes sempre paguem o total da fatura no vencimento, pois caso pague o total após o vencimento o juros do rotativo também incidirá.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: