Economia

Brasil é um dos países onde mais se trabalha no mundo, diz sociólogo Marcelo Zero

O Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul, país que se destaca como um dos mais laboriosos do mundo

Domingo - 11/09/2016 às 18:09



Foto: Brasil 247 A produção nas indústrias do Brasil mostra o quanto o brasileiro é trabalhador
A produção nas indústrias do Brasil mostra o quanto o brasileiro é trabalhador

Contrariando as falsas informações e manipulações da chamada grande mídia e dos empresários do Brasil, o brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Isso é o que garante Marcelo Zero, sociólogo, especialista em relações internacionais e assessor da Liderança do PT no Senado.

A seguir, na íntegra, análise de Marcelo Zero sobre o assunto.

"O brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Os dados são incontestáveis. A tabela abaixo mostra a média das horas efetivamente trabalhadas por semana, para os países da OCDE. Em sua maior parte, são países desenvolvidos, mas há também países em desenvolvimento. O Brasil não faz parte da OCDE, mas é possível fazer a comparação com os dados do IBGE (microdados da PNAD).

Nesse caso, o Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul, país que se destaca como um dos mais laboriosos do mundo. Observe-se que as horas trabalhadas caíram um pouco no Brasil desde o início deste século, devido ao aumento da renda das famílias.

No ano passado (2015) houve queda (a média caiu para 39,9 horas), desta vez ocasionada pela recessão. Os dados que utilizamos na tabela é o de 2014, pois os dados dos outros países também são desse ano.

Saliente-se que, no caso do Brasil, mede-se o trabalho a partir dos 10 anos de idade, o que faz a média ficar artificialmente baixa.

Na realidade, nas áreas urbanas brasileiras, 27,1% dos trabalhadores têm uma jornada superior a 45 horas por semana. E aproximadamente 86,9% trabalham mais de 40 horas.

Na sisuda Alemanha, símbolo de eficiência, trabalha-se apenas 26, 37 horas por semana.

Gráfico mostrar a relação do trabalho nos paísesGráfico mostrar a relação do trabalho nos paísesFoto: Marcelo Zero

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: