Geral

Bombeiros na Comunidade leva trabalho de conscientização para municípi

Com a finalidade de reduzir os riscos de incêndios e desenvolver um trabalho de prevenção e conscie

Quinta - 02/06/2016 às 17:06



Foto: Marcelo Cardoso Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
Com a finalidade de reduzir os riscos de incêndios e desenvolver um trabalho de prevenção e conscientização junto à comunidade, o Corpo de Bombeiros do Piauí lança o projeto Bombeiros na Comunidade, que visitará os principais municípios do Piauí para capacitar prefeituras e a população no trabalho de prevenção, principalmente no período do B-R-O BRÓ. O objetivo é que, caso acionado, o Corpo de Bombeiros possa contar com uma base de trabalho já estabelecida nesses municípios.

O projeto será apresentado inicialmente para municípios da região Norte, como Parnaíba, Barras, Esperantina, Piracuruca e Piripiri. Posteriormente, serão visitados os municípios de Bom Jesus, Uruçuí, Floriano e Picos.

“A ideia inicial é que façamos um trabalho de formação dessas pessoas para prevenir focos de incêndio nesse período mais seco do ano. Mas o trabalho da Defesa Civil é mais abrangente: Quem melhor do que a própria comunidade para nos indicar quais as localidades onde esse risco é maior, onde existe uma infraestrutura melhor para atuação dos bombeiros? Essa troca também é muito importante”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, coronel Carlos Frederico.

A atividade contará com o apoio dos três batalhões da corporação, situados nos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos. Três bombeiros militares devem compor a equipe responsável pelas atividades de formação, transmitindo conhecimentos específicos para prevenção e controle de incidentes.

Para se ter ideia do aumento no número de focos de incêndio, nos meses mais quentes do ano, durante o mesmo período de 2015, o 2° Batalhão dos Bombeiros, situado em Parnaíba, atuou em 80 casos de incêndio nos 45 municípios mais próximos de sua área de atuação.

“A preocupação, dentro de nossas possibilidades, é minimizar os danos potenciais dessas ocorrências. Para isso, temos que estar ladeados com a população local. Sempre com um nível de segurança que não exponha nenhum civil a perigos desnecessários”, pontua o comandante.

Fonte: Pablo Cavalcante

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: