Bom Jesus sedia encontro de alunos da educação do campo

Cerca de 300 estudantes de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina devem participar do evento.


Bom Jesus

Bom Jesus Foto: teresinadiario.com

O município de Bom Jesus recebe, nesta sexta-feira (31) e sábado (1º), o 1º Encontro Estadual de Estudantes das Licenciaturas em Educação do Campo (Educampo). O evento terá como tema "Pedagogia do campo como instrumento de resistência, vivência e emancipação dos povos do campo". As atividades ocorrem  no campus da Universidade Federal do Piauí Professora Cinobelina Elvas.

Cerca de 300 alunos dos campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina devem participar do encontro que procura avaliar as vertentes da Pedagogia da Alternância como alternativa para a inclusão do estudante do campo no ambiente acadêmico.

Na programação, haverá uma análise da conjuntura sociopolítica brasileira, uma mesa de diálogo que tratará sobre as concepções da Pedagogia da Alternância da Educação do Campo e uma roda de diálogos sobre os desafios dos estudantes e dos educadores do campo. Além disso, haverá também atividades culturais.

“Atualmente, há uma marginalização dos movimentos sociais e a extinção de órgãos na esfera federal que eram responsáveis pela execução de políticas públicas para os povos campesinos torna tudo mais dificultoso. A educação do campo entra nessa lógica: o acesso dos povos campesinos foi garantido por meio do Pronera e vínhamos avançando nessas políticas. Mas hoje, com os cortes nos recursos e outros problemas de ordem estrutural, os cursos de licenciatura em Educação do Campo têm sido os mais atingidos”, disse o gerente de Políticas para o Meio Rural da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí, Messias Nassau.

O evento é organizado com o apoio da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jesus e Currais, da Coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI, da Comissão Pastoral da Terra do Piauí (CPT) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag).

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: