Bolsa Família pagará duas vezes mais no Rio de Janeiro

Medida é temporária e vale para famílias com jovens entre 12 e 29 anos que estejam em atividades no contraturno da escola


Bolsa Família

Bolsa Família Foto: Reprodução

Lares com jovens entre 12 e 29 anos, no Rio de Janeiro, inscritos no Bolsa Família receberão o dobro do valor do benefício, desde que os jovens estejam em atividades no contraturno dos estudos. A medida é temporária e tem o objetivo de amenizar os efeitos da crise enfrentada pelo Estado.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a intenção é oferecer aos jovens capacitação em informática, por meio de parcerias com empresas de tecnologia da informação, além de atividades esportivas, cursos de qualificação profissional, inclusão digital e incentivo ao empreendedorismo.

As ações começarão pelos complexos do Alemão, Penha, Lins, Chapadão e Maré, além da Cidade de Deus e Vila Kennedy. O governo federal estima que 50 mil jovens sejam beneficiados com a ação.

Terra destacou que um dos objetivos do Plano de Segurança do Rio de Janeiro é devolver a cidadania a quem vive em áreas hoje dominadas pelo crime organizado, na capital fluminense e na região metropolitana. À medida que as áreas forem pacificadas, explicou ele, o governo vai localizar as famílias mais vulneráveis e inclui-las no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

“É necessário retomar rapidamente o acesso ao Cadastro Único, que está prejudicado pela violência. Precisamos cadastrar os jovens e conduzi-los aos programas que serão oferecidos. Vamos mostrar que há um mundo possível para que eles não fiquem prisioneiros do crime organizado”, afirmou.

O plano prevê, ainda, atividades esportivas em 27 unidades das Forças Armadas na capital fluminense, para afastar os jovens da criminalidade. A estratégia é uma ampliação do Programa Forças no Esporte –  parceria entre os ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Social e Esporte –, que beneficia mais de 20 mil crianças no País. As ações serão desenvolvidas nas vilas olímpicas, no Parque Olímpico e em centros de treinamento de times de futebol. 

Fonte: Portal Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: