Economia

Bolsa de Madri registra queda após votação na Catalunha

Parlamento regional catalão aprovou nesta sexta-feira (27) o início de uma constituinte para proclamar uma república independente, agravando a crise territorial

Sexta - 27/10/2017 às 15:10



Foto: Reprodução Euro
Euro

Oprincipal índice da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex 35, acelerou suas perdas após o anúncio de independência da Catalunha. A queda acelerou para 1,7% minutos depois do anúncio, por volta das 15h30 (hora local). Antes disso, o índice tinha queda de cerca de 1%, segundo informações da Ansa.

Entenda

Parlamento regional catalão aprovou nesta sexta-feira (27) o início de uma constituinte para proclamar uma república independente, agravando a crise territorial espanhola. A resolução, que não declara formalmente a independência, não será aceita por Madri.

O Senado deve por sua vez aprovar também nesta sexta-feira a destituição do governo catalão e a antecipação das eleições regionais. De acordo com a Folhapress, a medida foi proposta pela aliança separatista Junts pel Sí, em acordo com a CUP (Candidatura de União Popular) e a Esquerda Republicana. Essas forças impulsionaram o plebiscito de 1º de outubro, com 43% de participação e 90% dos votos no "sim".

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: