Bolívia: Restos mortais e Artefatos inca com 500 anos são encontrados

Segundo arqueólogos, material pertencia a mais de 100 pessoas da civilização


Restos Mortais e Artefatos Inca

Restos Mortais e Artefatos Inca Foto: David Mercado / Reuters

Vários túmulos com esqueletos humanos e artefatos da civilização inca com mais de 500 anos foram descobertos na Bolívia. Segundo os arqueólogos, os restos mortais pertenciam a mais de 100 pessoas. Além disso, foram também encontrados cerca de 30 recipientes utilizados pelo povo inca em rituais de morte. "Os recipientes estão inteiros e são inca", explicou Jedu Sagarnaga, arqueólogo que liderou a investigação, citado pelo Independent.

O local de escavações, perto da cidade de Viacha, tinha ainda crânios alongados que podem ter sido esticados propositadamente para dar conta das diferenças sociais entre os indivíduos. O cemitério em calcário parece ter sido construído pelo povo Pacaje, cujas cidades foram conquistadas pelo império inca, no fim do século 15.

"Esta descoberta reafirma a nossa identidade e cultura, além de demonstrar que ela não foi apenas influenciada pelo povo inca, mas também por outras civilizações", destacou Julio Condori, diretor do Centro de Investigação de Arqueologia e Antropologia. Para a ministra da Cultura boliviana, Wilma Alanoca, esta é uma "descoberta sem precedentes".

Para além dos ossos, o local de escavações tinha ainda mais de 150 objetos decorativos em bronze, como colares, pulseiras, enfeites para o cabelo, escovas e duas faixas para a cabeça em forma de ferradura, usadas normalmente por nobres.

As escavações ocorrem há meses, mas os resultados só foram divulgados esta semana. Agora, o material será levado para o centro arqueológico, a fim de passarem por pesquisas mais aprofundadas. Depois, serão eventualmente devolvidos a um museu da cidade de Viacha.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: