Ciência & Tecnologia

Boletim de Ocorrência pode ser registrado em qualquer distrito da capital

A nova metodologia de registro de B.O foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí.

Quinta - 17/11/2016 às 11:11



Foto: Ascom Delegado João Marcelo, Delegada Eugênia Villa, Analista Evaldo Cunha, Delegado Riedel Batista, Diretor da ATI Avelyno Medeiros
Delegado João Marcelo, Delegada Eugênia Villa, Analista Evaldo Cunha, Delegado Riedel Batista, Diretor da ATI Avelyno Medeiros

Lançado nesta quarta-feira (16), o Sistema de Boletim de Ocorrência (SISBO) da Polícia Civil permite que o cidadão possa registrar B.O em qualquer distrito policial. A nova metodologia foi desenvolvida pela equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e traz celeridade ao processo.

“Nós temos a partir de hoje uma mudança tecnológica no sistema para registro de ocorrências policiais feitas de modo presencial, através do qual o cidadão não precisa mais se deslocar até o local onde se deu o fato. Em qualquer distrito, em qualquer delegacia da qual o cidadão esteja próximo ele poderá fazer o registro dessa ocorrência, isso tudo com o uso da tecnologia a seu favor, algo recomendado, inclusive, pelo nosso governador Wellington Dias”, esclarece Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.

O secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, falou sobre a comodidade que esse novo sistema proporciona. “Além de otimizar o registro das ocorrências, indiretamente existe uma importância com relação ao georreferenciamento desses registros, a exemplo do que já fazemos com os homicídios. Com essas informações (do B.O) conseguimos dizer exatamente onde alguém foi morto, a partir disso podemos fazer a distribuição do policiamento ostensivo com maior qualidade, esse é um dos grandes ganhos desse sistema”, disse.

Anualmente, os distritos policiais recebem cerca de 100 mil pessoas para registro de ocorrências, segundo o delegado-geral Riedel Batista. Os boletins de ocorrência também podem ser feitos online, bastando acessar o site da Polícia Civil e buscando o link do SisBO, localizado na primeira coluna esquerda do site.

“Vamos acrescentar a essa nova metodologia o serviço de email com o qual o cidadão receberá a confirmação do registro de B.O automaticamente assim que concluir o registro virtual”, explica Medeiros.

O SisBO é válido também para delegacias especializadas. “Com isso conclamamos a população para que registre sempre quaisquer ocorrências. Com os dados obtidos desses boletins teremos capacidade de trabalhar melhor a distribuição dos policias pela cidade levando em consideração horários, locais, dias da semana, entre outras coisas que estarão ali registradas”, conclui.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: