Brasil

Boa Vista estima ter recebido 60 mil venezuelanos

Números, no entanto, divergem. Órgãos estrangeiros afirmam que a capital de Roraima recebeu apenas 3.000 refugiados do país vizinho

Quinta - 07/06/2018 às 12:06



Foto: Portal Atual Imigrantes venezuelanos somam 10% da população de Boa Vista
Imigrantes venezuelanos somam 10% da população de Boa Vista

A prefeitura de Boa Vista (RR) vai fazer um levantamento, neste sábado (9), de quantos venezuelanos vivem atualmente na cidade. As estimativas variam de 3.000 - segundo órgãos estrangeiros - a 60 mil - número com o qual a administração municipal está trabalhando atualmente.

De acordo com a prefeita do município, Teresa Surita (MDB-RR), só nas escolas municipais, há 3.000 crianças venezuelanas matriculadas e nas unidades de saúde já foram contabilizados 85 mil atendimentos médicos a refugiados. Surita se opõe ao governo do estado, que defende o fechamento das fronteiras com a Venezuela. “Não é o caminho. Como não receber essas pessoas, que chegam aqui sem dinheiro, desesperadas?”, questiona.

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, um dos objetivos do cadastramento é inscrever os refugiados no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o atendimento dos cidadãos será reembolsado pelo Ministério da Saúde, aliviando as contas do município.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: