Cidade

Blitz das calçadas será realizada no Centro nesta quinta-feira (19)

Ação educativa quer conscientizar a população sobre o uso do espaço voltado para pedestres

Quarta - 18/04/2018 às 20:04



Como continuidade às ações dentro do Plano de Ação Novo Centro Teresina, a Superintendência de Desenvolvimento Centro/Norte, em ação integrada com outras secretarias do Município, realizará, nesta quinta-feira (19), a blitz das calçadas.

A atividade, que será realizada nos moldes da intervenção a nível nacional do “Calçada Cilada”, é uma ação educativa para conscientização das pessoas que frequentam o Centro acerca do uso do espaço voltado para pedestres.

Nacionalmente, no mês de abril acontece a campanha nacional do “Calçada Cilada”, que tem como objetivo produzir um inventário dos diversos problemas de má conservação nas calçadas das cidades brasileiras. A ideia do projeto é pensar as calçadas como infraestrutura básica dentro do sistema de mobilidade urbana, ou seja, priorizar as calçadas dentro das políticas públicas de mobilidade urbana.

A iniciativa em Teresina, segundo a arquiteta Constance Jacob, coordenadora da área central, visa iniciar dando o exemplo de atitudes que devem ser adotadas por todos.

“Vamos iniciar justamente ao redor da Praça da Bandeira, nas imediações da sede do Executivo Municipal e próximo a outros prédios públicos, para dar o bom exemplo, estimulando a conscientização dos transeuntes do Centro”, destaca.

O aplicativo Colab também será realizado como ferramenta para realizar um mapeamento das calçadas da cidade. Constance Jacob ainda explica que, para utilizar a ferramenta na campanha, basta tirar uma foto da calçada, descrever o problema no aplicativo e incluir a hashtag “cilada”. “Com isso, continuaremos a ação durante todo o restante do mês de abril e teremos o mapeamento das calçadas que não estejam acessíveis”, encerra.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: