Ciência & Tecnologia

Bill Gates acredita que máquinas que substituem humanos precisam pagar impostos

Se um robô faz a mesma coisa, você imaginaria que nós taxaríamos o robô num nível similar.

Domingo - 19/02/2017 às 16:02



Foto: O Jornal de todos Brasis Bill Gates
Bill Gates

O fundador da Microsoft e atual filantropo em tempo integral, Bill Gates, afirmou em entrevista recente que ele acredita que é necessário recolherimpostos de máquinas que substituem o trabalho humano para se manter uma economia sustentável. 

"Neste momento, o trabalhador humano que gera, digamos, US$ 50.000 de valor de trabalho numa fábrica, essa renda é taxada e você tem o imposto de renda. Taxa de seguro social, essas coisas. Se um robô faz a mesma coisa, você imaginaria que nós taxaríamos o robô num nível similar."

Gates argumenta que substituir o trabalho humano por algumas máquinas não é um problema em si. Ele acredita que os robôs podem realizar os trabalhos básicos liberando mão-de-obra pras áreas em que a interação humana seria indispensável, como no cuidado de idosos, de crianças com necessidades especiais ou reduzindo o tamanho das salas de aula, por exemplo. Mas para que isso seja possível, seria necessário manter o recolhimento de impostos dos níveis mais básicos, sendo cobrados pela posse das máquinas em questão.

"As pessoas deviam estar resolvendo isso. É muito mau que as pessoas em geral têm mais medo do que a inovação vai fazer do que elas têm entusiasmo. Isso significa que elas não vão modelar isso para as coisas positivas que ela pode fazer."

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: