Arte e Cultura

Biblioteca Cromwell de Carvalho será reaberta em novembro após reforma

O novo espaço espaço vem com novidades que vão atrair um público cada vez maior ao local.

Segunda - 24/10/2016 às 14:10



Foto: Ascom Secult Biblioteca Pública Estadual Cromwell de Carvalho
Biblioteca Pública Estadual Cromwell de Carvalho

O conceito de biblioteca como um espaço dedicado apenas à leitura, onde o silêncio é a principal regra, vem se transformando ao longo dos anos. Hoje, a ideia de biblioteca deve estar associada a de um espaço de convivência que deve oferecer atrativos que chamem a atenção e, assim, incentive a paixão pela leitura e a formação de novos leitores.

Em Teresina, a Biblioteca Pública Estadual Cromwell de Carvalho passou por uma reforma e será reaberta ao público no início de novembro. Entre as novidades, uma vinilteca, onde os visitantes poderão “relaxar”, colocar os fones nos ouvidos e curtir uma boa música. O acervo deve receber mais de 10 mil vinis.

A música também  vai se fazer presente no pátio da biblioteca, que ganhará um palco, onde serão realizados eventos culturais. Onde, antes, era um depósito, agora passará a ser o auditório. O acervo, formado hoje por 20 mil livros, está sendo todo informatizado e, em breve, os frequentadores poderão fazer empréstimos por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
 

O coordenador da biblioteca , Luciano Brandão, conta que a criançada também terá espaços especiais( Foto: Ascom Secult)

“Duas bibliotecárias estão realizando esse trabalho de levantamento. Assim que a biblioteca for reaberta, já voltamos a funcionar normalmente e iniciamos o cadastro dos interessados”, explica o coordenador da Biblioteca Estadual, Luciano Brandão.

Além de pintura nova, o prédio ganhou novos banheiros e todo o teto foi reformado. No total, foram gastos cerca de R$ 680 mil com a reforma, iniciada em abril deste ano, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A sala de informática ganhará 11 novos computadores que poderão ser utilizados pelos visitantes. Fora da sala ainda há pontos de acesso livre à internet. Outra novidade são salas para grupos de estudo.

Mais novidades

A criançada também terá um local só para elas: uma sala que reúne grandes obras infantis e brinquedoteca. A biblioteca possui ainda um acervo de livros em braille para deficientes visuais. “A sala ganhará um piso adequado para receber esse público e, em parceria com a Associação de Cegos do Piauí, vamos poder incentivar o acesso a essas obras”, explica o coordenador, Luciano Brandão.

Outro espaço que merece destaque é a Sala do Piauí, que vai reunir obras raras piauienses, algumas escritas há mais de 100 anos. Antes da reforma, a biblioteca recebia uma média de 400 pessoas por dia. Com a reabertura, alguns projetos também devem ser retomados, como o “Troca-troca” e o “Quanto Vale” (o visitante poderá comprar o livro por um valor simbólico e o valor arrecadado será destinado a uma instituição de caridade). O projeto ainda ajuda na revitalização do acervo, já que os livros têm um tempo de vida útil e após esse tempo devem ser trocados.

“Queremos criar o clube do livro, para incentivar a leitura. O interessado vai ter uma carteirinha e ainda ganhará descontos em eventos culturais”, diz Luciano.

Além da biblioteca, o Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes é outro espaço que pertence à Secult e que passa por reforma. As obras devem ser concluídas em 30 dias.

“São casas que não eram reformadas de verdade há muitos anos. Queremos valorizar nossos espaços culturais e atrair mais visitantes. Essas casas contam a história do nosso estado e merecem ser preservadas. O mesmo vamos fazer em outras cidades piauienses”, conclui o secretário da Cultura, Fábio Novo. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: