Bebida e tensão na Copa são riscos para o coração

Euforia e adrenalina em dia de jogo são fatores de risco cardiovascular


Torcedor brasileiro na Copa

Torcedor brasileiro na Copa Foto: Reprodução

A alta carga de euforia e adrenalina partilhada pelos brasileiros nos dias de jogo pode ser um fator de risco cardiovascular se somada a hábitos ruins; o alerta não apenas é para quem já apresenta alguma cardiopatia. A bebida em excesso e o fumo são os principais inimigos do coração, quando aliados a uma alimentação desregrada os riscos aumentam. 

Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Anderson Rodrigues, explica que as ocorrências de infarto aumentam de 4% a 8% entre brasileiros, durante os jogos da Copa. A informação do cardiologista está baseada em dados de estudo  - Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares - realizado pela  Universidade de São Paulo (USP).  Pensando nisso, o cardiologista do Hapvida Teresina, Maurício Landim, orienta aqueles que não querem perder nenhum lance do Brasil no Mundial de Futebol. 

A 'bola da vez' é torcer, mas mantendo a saúde em dia, sem descuidar um só momento do coração. "Bom, a primeira preocupação que os cardiopatas tem que ter é estarem bem medicados e tomando os seus medicamentos regularmente, sempre procurando um cardiologista no aparecimento de qualquer sintoma, claro que em qualquer situação que haja um estresse agudo isso prejudica o coração porque há uma descarga de hormônios que vão afetar o coração, então deve procurar na medida do possível manter a tranquilidade, não supervalorizar o momento, a situação", orienta. 

O profissional do Hospital Rio Poty reitera que se o paciente estiver bem medicado não há impedimento para a participação nas festividades e em acompanhar os jogos. "Outra coisa que também é importante é a questão da bebida alcoólica, do cigarro, da alimentação, que deve ser bem controlada também", complementa. 

Os cuidados quanto ao consumo desenfreado de bebidas alcóolicas e a alimentação em excesso valem também para as pessoas que não possuem problemas no coração, essas dicas são primordiais para toda a vida. "Isso vale pra todo mundo, a bebida alcóolica em excesso, fumo, alimentação com excesso de gordura e em grande quantidade, tudo isso faz mal para o indivíduo saudável e para o cardiopata principalmente, então tudo tem que ser feito com moderação, como deve ser uma lição para tudo na vida, tudo com moderação", indica o cardiologista do Hapvida. 

Maurício Landim lembra ainda importância de manter a tranquilidade e o controle nos momentos em que a seleção estiver atuando. "Tem que ser evitados também os excessos emocionais, tem que entender que é um jogo, vai ter um vencedor e um perdedor e nem sempre se ganha, o que vale é o momento que deve ser aproveitado para a confraternização, o relaxamento e não para que a tensão domine e isso possa trazer algum prejuízo", destaca.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: