Cidade

Barco escola do zoobotânico de Teresina está parado e se deteriora há 4 meses

O barco escola comporta 65 passageiros e irá possibilitar que o visitante conheça mais sobre a fauna, flora e a paisagem do rio Poti

Domingo - 25/09/2016 às 17:09



Foto: Samuel Brandão Barco escola
Barco escola

O parque zoobotânico de Teresina, em sua última reforma no mês de junho, ganhou de presente a construção de um píer no rio Poti, com direito a elevador para pessoas com necessidades especiais, e um barco escola que irá mostrar as riquezas naturais desse rio. O barco escola comporta 65 passageiros e irá possibilitar que o visitante conheça mais sobre a fauna, flora e a paisagem de um dos principais rios de Teresina.

Apesar do início das obras, o píer ainda não foi terminado e a barca se encontra abandonada próximo ao parque Potycabana, se deteriorando. O Poti é um dos principais rios de Teresina. Por passar dentro da cidade, sofre com a poluição dos esgotos jogados sem nenhum tratamento, além da poluição de suas margens e o assoreamento causado pelas inúmeras "dragas" particulares que retiram incessantemente areia da calha do rio com ou sem o aval e a fiscalização dos devidos órgãos ambientais.

Barco escolaBarco escolaFoto: Samuel Brandão

Segundo a bióloga e professora, Hamanda Soares, "o barco escola do rio Poti é uma medida positiva, tendo em vista a possibilidade de aproximar o teresinense ou o visitante da riqueza natural desse rio, pois só sabe o valor quem verdadeiramente o utiliza". O barco escola está parado há quatro meses em frente ao um Centro Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, próximo ao parque Potycabana. O teto já está deteriorado pela ação do tempo e as obras do píer ainda não foram finalizadas.

“É preciso que o teresinense se aproprie dos seus bens naturais, nesse caso, os rios, e utilize de uma forma mais sustentável e menos exploratória, agressiva. Nossos rios poderiam ser utilizados, por exemplo, para práticas esportivas ou de turismo, mas, para tanto, existe a necessidade da sensibilização da população teresinense, é preciso que nosso povo entenda que, para tornar reais todas essas possibilidades não precisamos de nada além do compromisso e atitude da sociedade e do poder público”, afirma Hamanda Soares sobre o papel dos teresinenses na preservação dos seus rios.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: