Bandolins de Oeiras circula o Piauí com concerto sobre a música brasileira

Nesta quinta (06) o grupo se apresenta em Teresina.


A orquestra nasceu da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha

A orquestra nasceu da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha Foto: Divulgação

Ir além das aulas, no Sobrado Major Selemérico, e da cidade de Oeiras, já é realidade para os novos talentos que tocam bandolim, instrumento tradicional da primeira capital do Piauí. A Orquestra de Bandolins de Oeiras está circulando o estado e se apresenta nesta quinta-feira (06), em Teresina, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), às 12h. Os concertos também ocorrem em Piripiri, na sexta-feira (07), e Parnaíba, no sábado (08), e encerram a turnê em Oeiras, no dia 14.

A orquestra nasceu por meio da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico. Atualmente, a escola atende 25 alunos, sendo que 13 deles estão se apresentando pelo Piauí em turnê com a orquestra. O grupo, composto por jovens que têm entre 9 e 13 anos de idade, já se apresentou em Floriano, Corrente e Bom Jesus.

“No sul do Piauí, o grupo foi recebido com teatros lotados. Muita gente não conhecia a tradição musical de Oeiras e foram levados pela curiosidade e encanto, por se tratar de uma orquestra de crianças. Esperamos uma receptividade ainda maior na segunda parte da turnê”, conta o professor Herbert Vinícius.

O repertório do concerto valoriza gêneros da música brasileira, do samba ao baião. A música oeirense também está representada com canções de Possidônio Queiroz, artista piauiense que possui valsas comparadas a grandes compositores do mundo.

“Entre uma música e outra, eu também conto um pouco a história do instrumento”, explica Herbert Vinícius que também conta que todos os shows estão sendo gravados. “A ideia é a gente juntar tudo e depois gravar um CD, o show é para o Piauí e o Brasil ver”, conclui o professor.

A circulação da Orquestra de Bandolins de Oeiras faz parte do projeto da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), de apresentações culturais por todo o Piauí. Todas as apresentações são realizadas em centros culturais revitalizados nos últimos três anos.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: