Geral

Bandidos invadem Fórum de Manoel Emídio

forum arrombado interior Piauí

Quarta - 10/12/2014 às 23:12



O Fórum Juiz Jefferson C. Lopes da Silva, no município de Manoel Emídio, região Sul do Estado, foi invadido por bandidos na madrugada da última segunda-feira (8).

Os criminosos arrombaram as salas do cartório único, da secretaria e do gabinete do juiz. Armários, gavetas e a urna de cédulas do júri foram violados na ação. No entanto, os bandidos não levaram nada.

A suspeita, de acordo com o promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, que responde pela Comarca, é de que os criminosos fazem parte de uma quadrilha e buscavam armas, drogas e dinheiro.

“Suspeitamos que os bandidos façam parte de uma quadrilha que tem feito assaltos aos fóruns da região, como aconteceu recentemente em Eliseu Martins”, afirma Adriano.

O secretário do Fórum, José Oaldo de Sousa, relata que esta é a primeira vez que o local é arrombado e que não há qualquer tipo de segurança armada para guarnecer a unidade.

De 2008 até o ano passado, 17 fóruns do Piauí sofreram ações criminosas, alguns deles por mais de uma vez, como os fóruns de Corrente e Altos.

Promotores e juízes têm buscado soluções para o problema, debatendo a fundo que ações devem ser implementadas nesse sentido e pedindo apoio a entidades do Judiciário, Legislativo e do Executivo.

Em 2013, a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) provocaram o Tribunal de Justiça do Piauí e o Conselho Nacional de Justiça sobre a questão.

Dentre as solicitações, as entidades cobraram o cumprimento, pelo TJ-PI, das medidas previstas na Resolução 104/2010, do CNJ, que trata sobre ações administrativas para a segurança de magistrados e a criação do Fundo Nacional de Segurança.

A Amapi e da APMP requisitaram, ainda, a contratação de segurança armada para atender a todas as unidades judiciárias com competência criminal no Piauí.

O caso de Manoel Emídio está sendo investigando pela delegacia de Canto do Buriti, que responde pelo município, que fica a 450 km de Teresina e tem cerca de 6 mil habitantes.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: